Gaudium news > Crânio de São Tomás de Aquino transferido para um novo relicário

Crânio de São Tomás de Aquino transferido para um novo relicário

Por ocasião da abertura do VII centenário da canonização de São Tomás (18 de julho de 1323), a preciosa relíquia de seu crânio foi transferida para um novo relicário.

Foto: Province Dominicaine de Toulouse

Foto: Province Dominicaine de Toulouse

Redação (28/01/2023 17:24, Gaudium Press) O novo relicário foi abençoado nesta última sexta-feira, 27 de janeiro, na igreja do convento dos dominicanos e depois transferido para a Igreja jacobina para a grande missa de abertura pelos 700 anos da canonização de São Tomás de Aquino, realizada hoje, seguida da procissão das relíquias. De fato, todo dia 28 de janeiro, dominicanos e estudiosos celebram a chegada dos restos mortais de São Tomás a Toulouse, na França.

Os dominicanos da província de Toulouse têm a missão especial de serem guardiães das relíquias de São Tomás de Aquino. Com efeito, foi em Toulouse que São Domingos lançou a ordem dos Irmãos Pregadores em 1216. São Tomás de Aquino era dominicano, e apesar de nunca ter estado em Toulouse, os frades desta região francesa pediram que os restos deste grande santo fossem transferidos para lá. Assim, o Papa Urbano V, por uma bula de 16 de junho de 1368, decidiu transferi-los para o convento jacobino de Toulouse.

cranio sao tomas de aquino

As relíquias do crânio e dos ossos de São Tomás de Aquino chegaram ao convento jacobino em 1369, quase cem anos após sua morte. Entretanto, elas tiveram de ser retiradas de Toulouse antes que a igreja fosse profanada na época da revolução francesa, em 1790, para lá voltar em 1974.

Pela primeira vez desde 1974, o crânio de São Tomás de Aquino foi retirado de seu relicário (uma caixa lacrada) e transferido para um novo relicário de vidro que será guardado pelos dominicanos de Toulouse durante três anos consecutivos, por ocasião do triplo jubileu de São Tomás: 700 anos de sua canonização (1323), 750 anos de sua morte (1274) e 800 anos de seu nascimento (1225).

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas