Gaudium news > Covid-19 mata nove bispos em uma semana

Covid-19 mata nove bispos em uma semana

Entre os dias 8 e 15 de janeiro, vitimados pela pandemia do coronavírus, nove bispos católicos morreram em três continentes. Eles tinham entre 53 e 91 anos.

Entre os dias 8 e 15 de janeiro, vitimados pela pandemia do coronavírus, nove bispos católicos morreram em três continentes. Eles tinham entre 53 e 91 anos.

Redação (19/01/2021, 10:20, Gaudium Press) A segunda onda da pandemia do coronavírus tem feito recrudescer o número de vítimas da covid-19 em todos os setores da sociedade, por todo o mundo.

A pandemia não escolhe setores para espalhar o vírus e fazer suas vítimas. A cada hora sabe-se de notícias que só não nos desesperam porque, para quem tem Fé, os olhares se voltam para o Céu e a confiança na Divina Providência renasce.

Contudo, é necessário que se conheça os efeitos devastadores da pandemia e que rezemos para todas as vítimas. Nesse sentido, é o caso de se rezar pelas vítimas da covid-19 no meio do clero: que Deus lhes dê o descanso eterno

Vitimados pela covid-19, nove bispos católicos morrem na mesma semana

Entre 8 de 15 de janeiro, bispos de três continentes morreram em consequência do vírus. Eles tinham entre 53 e 91 anos.

Cinco dos bispos falecidos eram da Europa, local que recentemente identificou uma nova variação da Covid-19, o que levou muitos países a imporem novas restrições.

Dos nove bispos que faleceram na semana passada, quatro deles morreram no mesmo dia (13 de janeiro):

Arcebispo Philip Tartaglia, que tinha 70 anos; Dom Moses Hamungole, de 53 anos; Dom Mario Cecchini, com 87 anos e o cardeal emérito do Rio de Janeiro Dom Eusébio Oscar Scheid, que tinha 88 anos.

Arcebispo Dom Philip Tartaglia

Dom Philip Tartaglia Morreu dois dias depois de completar 70 anos. Bento XVI o nomeou como arcebispo de Glasgow, na Escócia, no dia 24 de julho de 2012.

Nos últimos anos, ele chamou a atenção para as expulsões forçadas de refugiados e solicitantes de asilo em Glasgow ao escrever ao Ministro do Interior do Reino Unido:
“Peço-lhe que não deixem refugiados e solicitantes de asilo desabrigados, mas que lhes forneçam acomodação decente de acordo com sua dignidade e direitos humanos”.

Bispo Dom Moses Hamungole

Dom Moses Hamungole, era bispo da Diocese de Monze, na Zâmbia, tinha apenas 53 anos e morreu na quarta-feira, após complicações relacionadas oriundas da Covid-19. Ele havia sido diagnosticado com a doença no dia 2 de janeiro.

Bispo Dom Mario Cecchini, da Diocese de Fano-Fossombrone-Cagli-Pergola, na Itália

Dom Ceccini, 88 anos, tinha algumas enfermidades que o levaram a procurar, durante vários anos, cuidados médicos internando-se em uma hospedagem para anciãos durante vários anos para receber acompanhamento necessário.

Dom Ceccini foi diagnosticado com a Covid-19 após o último surto da pandemia na região.

A Diocese de Fano-Fossombrone-Cagli-Pergola, na Itália, tem dele a recorda de uma “pessoa paterna, amável e próxima ao povo, sua presença à frente da Diocese de Fano esteve marcada por um grave acidente que sofreu no final dos anos 80.
Sua devoção à Maria, Mãe de Jesus, marcou profundamente sua espiritualidade e sua ação pastoral”.

Dom Eusébio Oscar Scheid, cardeal emérito do Rio de Janeiro

Dom Eusébio Oscar Scheid, tinha 88 anos e vivia na cidade de São José dos Campos, no interior estado de São Paulo, local onde havia sido bispo de 1981 a 1991.
O cardeal foi internado em um hospital no dia 12 de janeiro, depois de testar positivo para a covid-19 e demonstrar sinais de pneumonia.

“Ofereço fervorosas orações para lhe dar as boas vindas à felicidade eterna e consolar com a esperança na ressurreição já a todos aqueles que choram a perda de seu amado pastor”. Estas foram palavras do Papa ao expressar suas condolências pela morte do cardeal, ocorrida no dia 14 de janeiro último.

Dom Luis Adriano Piedrahita Sandoval, bispo de Santa Marta, Colômbia

Em toda a Diocese colombiana de Santa Marta, o toque de honras fúnebres dos sinos anunciava o falecimento de Dom Luis Adriano Piedrahita Sandoval ocorrido no dia 12 de janeiro.
Dom Sandoval tinha 74 anos e morreu em 11 de janeiro por complicações de saúde oriundas da Covid-19.

Dom Sandoval nasceu em 7 de outubro de 1946 e foi ordenado sacerdote em 29 de outubro de 1972.
Em 1999, tornou-se bispo auxiliar da Arquidiocese de Cali, e em 5 de agosto de 2014 foi nomeado bispo de Santa Marta, na costa caribenha da Colômbia.

Dom Cástor Oswaldo Azuaje, bispo de Trujillo, Venezuela

O bispo Dom Cástor Oswaldo Azuaje de Trujillo, de 69 anos, era responsável pela Diocese de Trujillo. Foi o primeiro bispo da Venezuela a morrer após contrair a Covid-19.

Dom Cástor nasceu em Maracaibo, na Venezuela, em 19 de outubro de 1951. Tornou-se carmelita e completou sua formação na Espanha, Israel e Roma.

Professou seus votos como carmelita descalço em 1974 e foi ordenado sacerdote no dia de Natal, em 1975, na Venezuela.

Bispo Florentin Crihalmeanu, da Eparquia greco-católica de Cluj-Gherla na Romênia

O bispo Florentin Crihalmeanu, de 61 anos, da Eparquia greco-católica de Cluj-Gherla na Romênia, morreu no dia 12 de janeiro. Sua paróquia o recordou como “uma alma diligente, mansa e humilde”.

A Igreja greco-católica ucraniana o descreveu como “um homem de profunda oração e autêntica espiritualidade, marcado pela simplicidade e cortesia. O bispo Dom Florentin foi uma verdadeira testemunha de Cristo, que trabalhou diligentemente para reviver a vida religiosa na Romênia”.

Dom Adam Dyczkowski, bispo emérito da Diocese de Zielona Góra-Gorzów, na Polônia

O bispo polonês Dom Adam Dyczkowski, emérito da Diocese de Zielona Góra-Gorzów, tinha 88 anos, morreu no último dia 10 de janeiro.

Como bispo diocesano, apoiou a atividade dos fiéis leigos, promovendo as associações católicas, especialmente a Ação Católica e a Associação de Jovens Católicos.

Arcebispo Dom Oscar Rizzato, esmoleiro de João Paulo II e Bento XVI

O arcebispo Dom Oscar Rizzato foi esmoleiro dos Papas São João Paulo II e Bento XVI, de 1989 a 2007, faleceu no último dia 11 deste mês de janeiro.

Aos 91 anos continuava servindo, –conquanto sua condição física o permitisse–, entre os assistentes espirituais do Vicariato da Cidade do Vaticano. (JSG)

(Foto ChurchPOP)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas