Gaudium news > Covid-19 leva Seminário da Terra Santa a suspender atividades

Covid-19 leva Seminário da Terra Santa a suspender atividades

Depois de 150 anos atividade, a pandemia do coronavírus leva Seminário Católico de Beit Jala a cancelar ano letivo.

 Depois de 150 anos, a pandemia do coronavírus leva Seminário Católico de Beit Jala a cancelar ano letivo.

Redação (25/07/2020 11:39, Gaudium Press) O Seminário Menor do Patriarcado Latino de Jerusalém, situado na cidade palestina de Beit Jala, perto de Belém, anunciou a suspensão de cursos e atividades de treinamento para o ano letivo 2020-2021.

Os fatores que levaram os responsáveis pelo Seminário a tomar essa decisão estão relacionados à emergência de saúde ocasionada pela pandemia de coronavírus que também afeta a Terra Santa.

Com a pandemia é impraticável dar continuidade ao ano acadêmico 2020-2021

A situação do Seminário e a programação das atividades para o próximo ano acadêmico foram objeto de uma reunião realizada em 13 de janeiro com a participação de padres e seminaristas pertencentes à Instituto.

A avaliação precisa de alguns efeitos em cadeia provocados pela atual pandemia convenceu os líderes do Patriarcado Latino e do próprio Instituto Patriarcal a considerar impraticável a continuidade da programação normal de atividades dirigidas aos alunos do Seminário menor no próximo ano.

Em uma carta, o Reitor do Seminário, Padre Jacob Rafidi, confirma que essas atividades estarão suspensas no ano acadêmico 2020-2021.

Reitor do Seminário indica outras causas da suspensão das aulas

Até a chegada da pandemia, os alunos do seminário, –oriundos em grande parte da Jordânia–, frequentavam os cursos nas escolas secundárias do seminário, residiam no Instituto e na sede de Beit Jala e participavam também de cursos e atividades de apoio para a formação espiritual.

Em sua declaração, como explica o órgão do Centro Católico de Estudos e Mídia, sediado na Jordânia, o Reitor Jacob Rafidi mencionou entre as causas da suspensão anunciada a impossibilidade para os alunos do seminário que residem na Jordânia de obter os vistos necessários para retornar ao Instituto, em vista do fechamento contínuo das fronteiras entre a Jordânia e a Palestina, devido à pandemia.

Depois de 150 anos atividade, a pandemia do coronavírus leva Seminário Católico de Beit Jala a cancelar ano letivo.

O Seminário forma sacerdotes há mais de 150 anos

O Patriarcado Latino de Jerusalém informou que o Seminário Patriarcal Latino de Beit Jala acolhe há mais de 150 anos os candidatos ao sacerdócio para a diocese latina da Cidade Santa e para outras dioceses da Terra Santa.

O Seminário foi fundado em dezembro de 1852 pelo Patriarca latino José Valerga com a intenção de formar cristãos árabes e jovens locais e do exterior para que pudessem vir a ser sacerdotes da Igreja Católica Latina na Terra Santa.

A formação dos futuros sacerdotes na região foi sempre confiada ao clero do Patriarcado Latino.

A vida do seminário, em todas essas décadas, também teve o cuidado e a dedicação altruísta de tantas congregações religiosas, como as Irmãs da Misericórdia e – atualmente – as Servas do Senhor e a Virgem de Matara.

O Seminário de Beit Jala formou 300 padres, 15 bispos, 3 patriarcas

O Seminário menor de Beit Jala sempre reuniu jovens de todas as regiões da diocese, interessados em aprofundar sua vocação ao sacerdócio, e gradualmente introduzindo uma vida centrada na oração, comunhão comunitária e discernimento espiritual.

A participação nas atividades do Seminário menor prepara seus jovens alunos para entrar no Seminário maior.

Até agora, treinou cerca de 290 padres, incluindo 15 bispos e 3 patriarcas: Giacomo Giuseppe Beltritti, Michel Sabbah e Fouad Twal.

Neste ano acadêmico de 2019-2020, o seminário abrigava 30 seminaristas menores e 20 seminaristas maiores, palestinos e jordanianos. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas