Gaudium news > Covid-19: Franciscanos oferecem às famílias enlutadas “Celebração do Abraço e da Esperança”

Covid-19: Franciscanos oferecem às famílias enlutadas “Celebração do Abraço e da Esperança”

“Celebração do Abraço e da Esperança”: através da TVFranciscanos, os frades levarão às famílias das vítimas do covid-19 um abraço de conforto e solidariedade, criando proximidade com as pessoas enlutadas em todo o Brasil.

“Celebração do Abraço e da Esperança”: através da TVFranciscanos, os frades levarão às famílias das vítimas do covid-19 um abraço de conforto e solidariedade, criando proximidade com as pessoas enlutadas em todo o Brasil.

 Redação (19/05/2020 16:13, Gaudium Press) A Província Franciscana da Imaculada Conceição, sediada no Brasil, deu início à realização do que foi denominado “Celebração do Abraço e da Esperança”.

Um momento de memória, gratidão e consolação a partir da fé cristã

O Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, descreve a iniciativa como tendo o objetivo de oferecer, pelos meios digitais, uma celebração simples, mas afetuosa, um momento de memória, gratidão e consolação a partir da fé cristã.

“Dentre os imensos desafios que estamos vivendo enquanto humanidade, –disse o Vigário Provincial dos franciscanos, Frei Gustavo Medella– o fato de muitas famílias terem de sepultar seus entes queridos sem a possibilidade de um ritual de despedida tem se apresentado como elemento de dor e tristeza na vida de muitos.

Esta triste realidade desperta um desafio pastoral significativo e nos leva a buscar meios para nos aproximar deste sofrimento humano no qual a Igreja também é chamada a ser samaritana junto às famílias enlutadas”.

Milhares de pessoas não podem sequer despedir-se de seus entes queridos

Frei Gustavo enfatizando que o objetivo desta iniciativa é oferecer, pelos meios digitais, uma celebração simples, mas afetuosa, um momento de memória, gratidão e consolação a partir da fé cristã.

A Província Franciscana brasileira afirma que atual iniciativa surge diante da tristeza de milhares de pessoas que não podem sequer despedir-se de seus entes queridos que foram vitimados pela pandemia do Covid-19 e também por outras causas.

Segundo informa o Provincial dos Frades Menores, esta iniciativa deverá acontecer através TVFranciscanos, um canal dos franciscanos no Youtube e terá como objetivo criar uma proximidade com as pessoas enlutadas, em todo o país.

Abraço e esperança, conforto e solidariedade

Para Frei Gustavo, o direito sagrado de cada um ver e tocar seu ente querido que faleceu é algo presente no profundo da identidade humana e também na tradição cristã:

“Essa dimensão simbólica do abraço àquele que partiu nutre a certeza de que ele não partiu a sós. Por isso, queremos levar, ainda que virtualmente, o abraço de conforto e solidariedade para aqueles que ficam, além do grande abraço de Deus, Pai de toda Consolação que nos envolve em Cristo Jesus”, explica.

Para cada celebração será gerado um link (endereço eletrônico) do Youtube e quem solicitou as intenções poderá compartilhar com familiares e amigos para rezarem juntos na intenção de seus entes queridos que faleceram. Além de parentes e amigos, a celebração será aberta a outros internautas que desejarem participar deste momento de fé e esperança.

Durante a semana, a celebração será transmitida a partir de diferentes Fraternidades da Província da Imaculada. Na terça (19/5), será a Fraternidade do Convento São Francisco de São Paulo; na quarta (20/5), a Fraternidade Santo Estêvão de Ituporanga (SC); na quinta (21/5), a Fraternidade São Pedro Apóstolo de Pato Branco; na sexta (22/5), a Fraternidade Santa Inês de Balneário Camboriú (SC); e, no sábado, a Fraternidade Nossa Senhora da Penha de Vila Velha (ES). (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas