Gaudium news > Covid-19: comunicado da CNBB lamenta mortes de bispos e padres

Covid-19: comunicado da CNBB lamenta mortes de bispos e padres

 A morte de bispos, padres, diáconos e de cada batizado causada pela Covid-19 entristece a Igreja.

A morte de bispos, padres, diáconos e de cada batizado causada pela Covid-19 entristece a Igreja.

 

 

Redação (21/07/2020 14:13, Gaudium Press) Dom Joel Portella, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou um comunicado com data de 20 de julho onde destaca que o Brasil continua sendo o segundo país do mundo no número de casos e mortes na pandemia do novo coronavírus.
A marca, naquela data, segundo dados fornecidos pelo boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), era de 2.098.389 infectados e, no total, 79.488 pessoas tinham morrido em consequência da covid-19.

A Covid-19 já fez vítimas nas fileiras do episcopado e ceifou vidas de clérigos

No episcopado brasileiro, a Covid-19 também tem feito suas primeiras vítimas.
Desde o início da pandemia no país, dois bispos já tiveram o óbito confirmado pela doença.

O caso mais recente foi o de dom Henrique Soares da Costa, bispo de Palmares (PE), que faleceu na noite do último sábado, 18 de julho, aos 57 anos de idade.

Além dele, dom Aldo Pagotto, arcebispo emérito da Paraíba, teve o óbito confirmado pela doença.Dom Aldo faleceu em abril, aos 70 anos de idade.

A morte é mais cruel quando chega de modo devastador

Dom Joel Portella disse que a Igreja, como um todo, se entristece com cada morte: de bispos, padres, diáconos e de cada batizado e batizada:
“A morte é sempre cruel, ainda mais quando chega do modo devastador como está acontecendo na pandemia”, disse.

Com nossa tristeza nasce a esperança e o compromisso

Para o secretário geral da CNBB, junto com a tristeza, vêm, por certo, a esperança e o compromisso:
“A esperança é a da feliz ressurreição para dom Henrique Soares e todos que a morte ceifou de junto de nós. Como cristãos, somos anunciadores da Ressurreição e é nessa hora que nossa fé é ainda mais testada”, apontou.

O compromisso, segundo dom Joel, é o de trabalhar para que o enfrentamento da pandemia seja feito com tranquilidade, união de forças, apoio mútuo, solidariedade, resiliência e tudo mais de que necessitamos nesse momento.
“Nós devemos isso a todas as vítimas da Covid-19, ao nosso país e às gerações futuras. Deus, que acolheu os mortos pela pandemia, nos fortalece no cuidado de nós mesmos e uns dos outros”, reiterou.

É necessário ter Fé e Confiança, sempre

Apesar do número de óbitos, o Brasil registrou na segunda-feira, 20 de julho, o total de 1.371.229 pessoas curadas do coronavírus.
Dessa estatística fazem parte quatro membros do episcopado.

Sabe-se que até o presente momento os bispos que estão curados da doença são: dom Juarez Souza da Silva, bispo de Parnaíba (PI); dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém (PA), dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém (PA), e dom Edson Tasquetto Damian, bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM).

Outros quatro estão de repouso e em recuperação, são eles: dom Ailton Menegussi, bispo de Crateús (CE); dom Plínio José da Luz, bispo de Picos (PI); dom Vítor Agnaldo de Menezes, bispo de Propria (SE) e dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, bispo de Colatina (ES).

Cresce também o número de padres acometidos pela Covid-19

O último levantamento realizado pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), divulgado no dia 29 de maio no portal da CNBB, trouxe a confirmação de 117 infectados e 14 mortes (confira a matéria).
Um novo levantamento está sendo produzido pela Comissão e deverá ser divulgado em breve. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas