Gaudium news > Coronavírus provoca adiamento do Congresso Eucarístico Nacional

Coronavírus provoca adiamento do Congresso Eucarístico Nacional

O XVIII Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado em Recife, foi adiado para novembro de 2021.

O XVIII Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado em Recife, foi adiado para novembro de 2021.

Recife – Pernambuco (Quarta-feira, 01-04-2020, Gaudium Press) Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife informou que o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que estava programado para ocorrer de 12 a 15 de novembro deste ano, foi adiado para 2021, na mesma data, em decorrência da pandemia do  Covid-19.

Congresso adiado para novembro de 2021

“Após concordância com os 21 bispos do Regional Nordeste 2, junto com a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está adiado o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado na Arquidiocese de Olinda e Recife, para o período de 12 a 15 de novembro de 2021”, diz a nota distribuída à imprensa.

Coronavírus: causa do adiamento

Dom Saburido explicou que “a mudança acontece devido à pandemia da Covid-19 e as consequências pastorais, sociais e econômicas que já se apresentam no mundo inteiro”.

O XVIII Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado em Recife, foi adiado para novembro de 2021.

“Reitero que todos nós juntos, guiados pelo Espírito Santo, poderemos superar essa calamidade e restituir ao mundo as condições de saúde e de vida”, concluiu o Arcebispo de Olinda e Recife.

CNBB e o adiamento do Congresso

Diante do atual cenário mundial, a presidência da CNBB manifestou, por unanimidade, a concordância quanto ao adiamento do Congresso Eucarístico Nacional para 2021.

Em carta enviada a Dom Saburido, o secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Joel Portella Amado, declarou que “trata-se de atitude de profundo bom senso diante de um quadro imprevisível, não apenas quanto ao tempo de duração da pandemia causada pelo coronavírus quanto em relação às sequelas econômicas que poderão advir”.

Dom Joel ainda expressou ao Arcebispo de Olinda e Recife “o apreço e a solidariedade da Presidência da CNBB, bem como o desejo e as orações para que todas as tratativas que deverão ser feitas para o adiamento ocorram na almejada paz”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas