Gaudium news > Coronavírus: Papa cria Fundo de Emergência para ajudar áreas de missão afetadas

Coronavírus: Papa cria Fundo de Emergência para ajudar áreas de missão afetadas

“O Santo Padre está chamando toda a vasta rede da Igreja para enfrentar os desafios que nos esperam”, comentou o cardeal Tagle.

“O Santo Padre está chamando toda a vasta rede da Igreja para enfrentar os desafios que nos esperam”, comentou o cardeal Tagle.

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 07-04-2020, Gaudium Press) O Papa Francisco instituiu um fundo de emergência nas Obras Missionárias Pontifícias (POM) para ajudar as pessoas e comunidades afetadas pela propagação da pandemia do coronavírus Covid-19.O Fundo de Emergência será utilizado, através das estruturas e instituições da Igreja nos países de missão, no acompanhamento das comunidades afetadas pela pandemia.
O Papa ofereceu uma contribuição inicial de 750.000 dólares e pediu que as entidades católicas que tenham possibilidades também contribuam espontaneamente com o Fundo de Emergência através Obras Missionárias Pontifícias de cada país.

Coronavírus: nos territórios de missão ninguém estará só nessa crise

O arcebispo Giampietro Dal Toso, presidente das POM, declarou:
“Este Fundo tem como objetivo sustentar a presença da Igreja nos territórios de missão que também sofre as consequências do coronavírus”.
O presidente das POM recordou que a atividade da Igreja é pregar o Evangelho e também ajudar: “concretamente, através de nossa vasta rede, podemos demostrar que ninguém está só nesta crise”.

“No momento em que muitas pessoas estão sofrendo, recordamos e queremos chegar até aqueles que talvez não tenham quem cuide deles, mostrando assim o amor de Deus Pai”.  “Neste sentido, afirmou o arcebispo, as instituições e os ministros da Igreja desempenham um papel vital. Esta é a intenção do Santo Padre ao estabelecer este Fundo. ”
“Peço a nossa rede das Obras Missionárias Pontifícias –continua o arcebispo- presentes em todas as dioceses do mundo, que façam todo o possível para apoiar esta importante iniciativa del Santo Padre”. [ Veja agradecimento do Papa

Fundo de emergência: a Igreja na linha de frente diante das ameaças do coronavírus

O Cardeal Luis Antonio G. Tagle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, recebeu com aprovação a iniciativa e, ao comentá-la, recordou que “Em sua tarefa de evangelização, a Igreja destaca-se por estar sempre na primeira linha diante das principais ameaças à dignidade humana. Só na África, a Igreja tem mais de 74.000 religiosas e mais de 46.000 sacerdotes que administram 7.274 hospitais e clínicas, 2.346 casas para anciãos e pessoas vulneráveis e tem a seu encargo educar mais de 19 milhões de crianças em 45.088 escolas primarias”.

“O Santo Padre, destacou o cardeal Tagle, está convidando toda a vasta rede da Igreja para fazer frente aos desafios que se avizinham”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas