Gaudium news > Coroa de Nossa Senhora será tema de exposição no Santuário de Fátima

Coroa de Nossa Senhora será tema de exposição no Santuário de Fátima

Durante a exposição, que ocorre dentro dos 75 anos da coroação, os visitantes poderão percorrer a história de Fátima através dos vários rostos que a fizeram.

Coroa de Nossa Senhora sera tema de exposicao no Santuario de Fatima

Portugal – Fátima (26/04/2021 15:16, Gaudium Press) A primeira visita temática à exposição “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual” terá como tema a preciosa coroa de Nossa Senhora de Fátima.

Esta iniciativa, que ocorre dentro dos 75 anos da coroação, está agendada para o dia 05 de maio e durará até 15 de outubro de 2022, sendo orientada por Marco Daniel Duarte, comissário da exposição e Diretor do Museu do Santuário de Fátima.

Os visitantes poderão percorrer a história de Fátima através dos vários rostos que a fizeram. O percurso, que ocorre em tempos de pandemia, convoca toda a humanidade a refletir sobre a sua própria condição, apresentando o tema da morte e da vida como momentos luminosos da peregrinação do Homem no mundo.

preciosa coroa de fatima

Os rostos relevantes da história de Fátima

Dividida em duas partes, a exposição é iniciada percorrendo o primeiro século de Fátima, apresentando os rostos relevantes da história da Cova da Iria, dos quais se destacam os três pastorinhos. Também são recordados os impulsionadores, administradores, investigadores e até mesmo os adversários de Fátima.

Ainda na primeira parte da exposição, haverá um núcleo dedicado à fisionomia artística, onde serão expostas obras daqueles que olharam para Fátima no último século. Além disso, também foi preparada uma galeria fotográfica dos protagonistas de Fátima: os próprios peregrinos, onde são também apresentados os objetos oferecidos pelos Papas ao Santuário, nomeadamente as rosas de ouro e o anel de São João Paulo II.

rostos de fatima

Rostos que Fátima apresenta aos rostos que a visitam

Já na segunda parte da exposição, é proposto um percurso orante centrado na Fé pelas “fisionomias espirituais”. Os visitantes são convidados a perguntar-se sobre sua condição humana, em uma espécie de jogo de espelhos que confronta a realidade concreta que vivemos com o desejo relacional com a transcendência.

Neste momento, são mostrados os “rostos que Fátima apresenta aos rostos que a visitam”, a começar pelo próprio Deus, que a mostra tenta traduzir através das formas plásticas expostas que retratam Cristo e a Trindade.

Por fim, após apresentar os rostos da Virgem de Fátima, através da exposição da própria coroa da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, uma tapeçaria apresenta Cristo como dono da História.

Museu de fatima

Próximas visitas temáticas previstas para este ano

Outras cinco visitas temáticas estão previstas para ocorrer entre os meses de junho e outubro com os seguintes temas: Os rostos que veem: Francisco, Jacinta e Lúcia, por ngela de Fátima Coelho; Os rostos que caminham: os peregrinos de Fátima; Os rostos que difundem a Mensagem; Os rostos que se opõem a Fátima; As celebrações de Fátima: rosto visível da comunidade orante. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas