Gaudium news > Coroa de Nossa Senhora de Fátima é exposta pela primeira vez em Lisboa

Coroa de Nossa Senhora de Fátima é exposta pela primeira vez em Lisboa

Em dias solenes, esta peça de joalheria dos anos 40 é colocada na imagem de Nossa Senhora de Fátima venerada na Capelinhas das Aparições.

Coroa de Nossa Senhora de Fatima e exposta pela primeira vez em Lisboa

Portugal – Fátima (08/10/2021 15:44, Gaudium Press) Pela primeira vez na história, a preciosa coroa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima está sendo exposta na Igreja de São Roque, em Lisboa. A exposição ocorre por conta da 1ª Bienal de Joalheria Contemporânea.

Segundo os organizadores da exposição, esta é uma oportunidade de recordar esta importante peça de joalheria dos anos 40, que é colocada na imagem venerada na Capelinhas das Aparições em dias solenes, cuja relevância ultrapassa o valor artístico e patrimonial.

História da coroa de Nossa Senhora de Fátima

A coroa teve sua origem no ano de 1942, quando algumas devotas de Nossa Senhora, em agradecimento por Portugal não ter entrado na Segunda Guerra Mundial, doaram valiosas peças de joalheria (colares, pulseiras, anéis e brincos) que foram utilizadas na confecção de uma coroa para a imagem mariana.

Apenas após o término da guerra, no ano de 1946, que ocorreu a coroação solene da imagem de Fátima. Na ocasião, o Papa Pio XII comandava a Igreja, porém ainda não eram realizadas viagens apostólicas, por conta disso, o pontífice enviou um legado papal ao Santuário de Fátima para, em nome do Papa, coroar solenemente a imagem.

Em 1981, o Papa São João Paulo II sobreviveu após sofrer um atentado na Praça de São Pedro. Oito anos depois, a bala que atingiu o Santo Padre foi entregue por ele mesmo a Dom Alberto Cosme do Amaral e colocada na coroa de Nossa Senhora de Fátima. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas