Gaudium news > Contra o Coronavírus: os 14 Santos para os quais se recorriam nos tempos das pestes

Contra o Coronavírus: os 14 Santos para os quais se recorriam nos tempos das pestes

Redação (Quinta-feira, 12-03-2020, Gaudium Press) A preocupação dos fiéis católicos diante da ameaça de uma epidemia não é uma notícia nova para a Igreja, a qual sobreviveu a devastadoras pestes e outras enfermidades e encontrou consolo e cura em diferentes devoções. Uma delas é a dos Quatorze Santos Auxiliadores, cuja proteção recorreram especialmente as vítimas da Peste negra no século XIV.

A tradição afirma que cada um destes Santos recebeu de Deus uma promessa especial e que sua intercessão seria particularmente efetiva em favor de seus devotos.

A devoção dos fiéis a estas notáveis figuras do catolicismo era tal que se criou uma festa litúrgica para agrupá-los, além das memórias litúrgicas que já existiam em sua honra. A festa se celebrava em diversos lugares no dia 08 de agosto e eles são considerados uma ajuda extraordinária para momentos de grande necessidade e para a proteção dos fiéis diante do perigo de epidemias.

A plataforma Aleteia compartilhou uma ladainha composta em honra destes quatorze Santos, que permite ainda conhecê-los um pouco mais:

A cada invocação se responde: Rogai por nós.

Os Quatorze Santos Auxiliadores,
São Jorge, valente mártir de Cristo,
São Brás, zeloso Bispo e benfeitor dos pobres,
Santo Erasmo, poderoso protetor dos oprimidos,
São Pantaleão, milagroso exemplo de caridade,
São Vito, protetor especial da castidade,
São Cristóvão, poderoso intercessor nos perigos,
São Dionísio, brilhante espelho de Fé e confiança,
São Ciríaco, terror do inferno,
Santo Acácio, útil advogado na morte,
Santo Eustáquio, exemplo de paciência na adversidade,
São Gil, desprezador do mundo,
Santa Margarida, valente campeã da Fé,
Santa Catarina, vitoriosa defensora da Fé e da pureza,
Santa Bárbara, poderosa padroeira dos moribundos,

A introdução da festa litúrgica no Missal de Cracóvia de 1483, divulgada pela plataforma ‘New Liturgical Movement’, expressa a importância e eficácia desta devoção. “A Missa dos Quatorze Santos Auxiliadores, aprovada pelo Papa Nicolau, … é poderosa em seu nome, mais ainda quando se padece de uma grande enfermidade ou angústia ou tristeza, ou em qualquer tribulação em que um homem possa estar”, declara o documento. “É poderosa também em nome dos encarcerados e detidos, em nome dos comerciantes e peregrinos, pelos que estão lutando no parto, ou com um aborto espontâneo, e pelo perdão dos pecados e pelos defuntos”.

A tradição afirma que cada um destes Santos recebeu de Deus uma promessa especial e que sua intercessão seria particularmente efetiva em favor de seus devotos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas