Gaudium news > Conselho de Cardeais –C6– tem mais um membro e novo secretário

Conselho de Cardeais –C6– tem mais um membro e novo secretário

Um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé informa que, a partir de agora, o Conselho dos Cardeais passa a ter mais um membro e será conhecido como “C7”.

Um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé informa que, a partir de agora, o Conselho dos Cardeais passa a ter mais um membro e será conhecido como “C7”.
Cidade do Vaticano (16/10/2020, 16:20, Gaudium Press) Dois dias após dois dias após a última reunião online do Conselho dos Cardeais –entidade criada em 2013 para ajudar o Papa na reforma da Cúria Romana– o Papa confirmou os seis membros existentes do Conselho e o seu Coordenador e nomeou um novo membro e também um novo secretário para o Conselho.
Em nota distribuída pela Sala de Imprensa da Santa Sé, a partir de agora, o Conselho passa a ser conhecido como “C7”. Nele estarão incluídos os seis cardeais existentes agora e mais o Cardeal Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo, que foi agregado ao Conselho.

Quem é o Cardeal Fridolin Ambongo Besungu

O cardeal Besungu, 60, é licenciado em Teologia Moral pela Academia Alfonsina de Roma. 
Lecionou Teologia Moral na Universidade Católica de Kinshasa e no Seminário Maior de São Pedro e São Paulo em Lisala.
O arcebispo de Kinshasa serviu como Administrador Apostólico de Kole e como Bispo de Mbandaka-Bikoro. Ele é Arcebispo de Kinshasa desde novembro de 2018 e foi nomeado Cardeal pelo atual Pontífice no último Consistório de 5 de outubro de 2019.

Quem é o novo Secretário do Conselho dos Cardeais

O Secretário do Conselho, Dom Marcello Semeraro, foi nomeado neste mesmo dia Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. Em seu lugar foi nomeado Dom Marco Mellino, Secretário Adjunto desde outubro de 2018.

Os membros do Conselho confirmados pelo Papa Francisco

Os outros membros do Conselho de Cardeais confirmados pelo Papa são os Cardeais Oscar Andrés Rodriguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa, Honduras, que é seu Coordenador; 
Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano; 
Sean Patrick O’Malley, Arcebispo de Boston, Massachusetts, EUA; 
Oswald Gracias, Arcebispo de Bombaim, Índia; 
Reinhard Marx, arcebispo de Munique, Alemanha; e
Giuseppe Bertello, Presidente do Governo da Cidade do Vaticano.

Entre outras funções, o “C7” é o responsável pela redação da nova Constituição Apostólica, que substitui o Pastor Bonus de João Paulo II (1988). Atualmente, o texto da nova Constituição está sendo lido pelos Dicastérios da Cúria. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas