Gaudium news > Conheça 10 coisas que seu Anjo da Guarda faz por você

Conheça 10 coisas que seu Anjo da Guarda faz por você

Seu Anjo da Guarda fica ao seu lado 24 horas por dia nos 365 dias do ano. Ele faz muitas coisas por você e pode ser que você nem saiba disso!

Seu Anjo da Guarda fica ao seu lado 24 horas por dia nos 365 dias do ano? Ele faz muitas coisas por você e pode ser que… você nem saiba disso!

Redação (20/01/2021, 12:36, Gaudium Press) Podemos dizer que o anjo da guarda de cada um de nós é como um “guarda-costas” espiritual, um verdadeiro guardião que Deus nos deu no exato momento que fomos concebidos.

Sem que saibamos, estes anjos protetores fazem muitas coisas por nós em nosso dia a dia.

Em um artigo escrito para o Catholic Exchange, Stephen Beale enumerou várias das coisas que estas criaturas espirituais fazem por nós e, evidentemente, como todo anjo, para a gloria e serviço de Deus.

Seu Anjo da Guarda fica ao seu lado 24 horas por dia nos 365 dias do ano? Ele faz muitas coisas por você e pode ser que… você nem saiba disso!

Dez ações que o Anjo da Guarda faz por cada um de nós

Selecionamos e queremos compartilhar com você, 10 coisas que seu Anjo da Guarda faz por você:

Afasta os demônios

Às vezes vemos as tomadas de decisões morais como um debate entre um anjo mal que sussurra no nosso ouvido e um anjo bom que fala sabiamente ao outro.

Existe uma verdade nisso: segundo São Tomás de Aquino, um dos papeis do anjo da guarda é lutar contra os demônios.

Te protege do mal

Os Anjos da Guarda geralmente nos protegem do dano espiritual e físico, de acordo com São Tomás.

E esta verdade tem suas raízes nas Escrituras.

Por exemplo, o Salmo 90, 11-12 declara:
“porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra”.

Te fortalece contra a tentação

Os anjos da guarda não apenas evitam o mal, mas também nos fortalecem para que nós mesmos possamos lutar para evitarmos o mal.

Te faz forte

São Bernardo afirma que, por causa da presença constante dos anjos que estão sempre ao nosso lado, não devemos ter medo.

Por isso mesmo, deveríamos ter a coragem de viver constantemente nossa fé com valentia e enfrentarmos o que quer que seja que a vida nos ofereça.

Intervém para te salvar dos problemas

Os Anjos da Guarda não apenas “guardam”, mas também podem nos salvar quando já estamos em meio a problemas e dificuldades.

Esta constatação pode ser vista na história de São Pedro em Atos 12, quando um anjo o ajuda a sair da prisão.

Cuida de você desde o seu nascimento

Os padres da Igreja uma vez debateram sobre se os Anjos da Guarda foram designados para nós no nosso nascimento ou no momento do batismo.

São Jerônimo argumentou decididamente pelo primeiro: nosso Anjo da Guarda foi designado por Deus desde o nascimento.

São Jerônimo baseou sua afirmação em Mateus 18,10, uma passagem dos Santos Evangelhos de extrema importância para ressaltar a existência dos Anjos da Guarda.

No versículo de São Mateus, Jesus diz:
“Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.”

De acordo com São Tomás de Aquino, a razão pela qual temos Anjos da Guarda já ao nascer é porque a ajuda desses seres espirituais está associada à nossa natureza humana como seres racionais, ao invés de pertencermos à ordem da graça.

Te protege, mesmo que você não acredite em Deus

Esta conclusão é deduzida do ponto anterior e dele nasce.

São Tomás deixa isto muito claro ao explicar que Deus nunca abandona nenhum de nós e, inclusive, não abandona os pecadores.

Não apenas todas as pessoas batizadas, mas todos os seres humanos, incluindo os não crentes, têm seu próprio Anjo da Guarda especial desde seu nascimento”, explica o teólogo dogmático Ludwig Ott.

Leva suas necessidades a Deus

Os Anjos da Guarda atuam como intercessores que levam nossas petições diretamente a Deus, baseando-se nas palavras de Jesus em Mateus 18,10 sobre os anjos que contemplam a face de Deus.

Seu Anjo da Guarda se comunica com você

Os Anjos da Guarda reforçam nossa inteligência e vontade. Assim nos guiam para a verdade e para o bem.

Como escreve São Tomás, “além disso, é manifesto que, em relação às coisas que devem ser feitas, o conhecimento e a afeição humana podem variar e falhar de muitas maneiras; e por isso foi necessário que os anjos fossem nomeados para a tutela dos homens, a fim de regulá-los e movê-los para o bem”.

Te guia para a salvação

O objetivo final de tudo que os anjos da guarda fazem é ajudar em nossa salvação.

São Tomás de Aquino explica: “Os anjos são enviados para ministrar, e isso é efetivamente eficaz, para aqueles que receberão a herança da salvação, se considerarmos o efeito final de sua custódia, que é a realização dessa herança”.

Oração

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas