Gaudium news > Congresso Eucarístico Nacional do Uruguai é adiado para 2021

Congresso Eucarístico Nacional do Uruguai é adiado para 2021

A decisão foi anunciada após Assembleia Plenária dos Bispos do país, que afirmaram ter levado em consideração a atual situação de pandemia por conta do coronavírus.

Uruguai – Montevidéu (24/06/2020 11:00, Gaudium Press) Ao concluir sua Assembleia Plenária, os Bispos do Uruguai anunciaram que o V Congresso Eucarístico Nacional, que estava programado para ocorrer no final deste ano, será adiado para os dias 15, 16 e 17 de outubro de 2021.

Para se tomar esta decisão, os prelados levaram em consideração a atual situação de pandemia por conta do coronavírus. “Tivemos a precaução de adiá-lo por um ano porque ninguém sabe quando pode surgir um novo surto de Covid-19”, afirmou o secretário geral e porta-voz da Conferência Episcopal do Uruguai, Dom Milton Tróccoli.

“Uma atividade como esta supõe aglomeração de pessoas e no contexto atual as atividades são de número limitado”, acrescentou o prelado referindo-se às medidas sanitárias impostas para evitar contágios por coronavírus.

Mais tempo de preparação

Dom Tróccoli afirmou também que pretende oferecer às comunidades mais tempo de preparação e para isso seguem sendo elaborados subsídios centrados na Eucaristia e na piedade mariana.

“Seguiremos buscando a forma de chegar às comunidades para que continue viva a preparação, centrando-nos muito na Eucaristia, sobretudo na Eucaristia como fonte de solidariedade. Este tempo de pandemia está nos ajudando muito a renovar os esforços solidários que já se realizavam. Se multiplicaram a ajuda e a quantidade de famílias que necessitam”, destacou.

Retorno das Missas com fiéis

O Bispo de Maldonado-Punta del Este-Minas aproveitou o momento para manifestar seu contentamento pelo retorno das celebrações eucarísticas com a presença física de fiéis, iniciada no dia 19 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

“Foi um momento muito forte. Os testemunhos dos fiéis, sacerdotes, todos muito emocionados. Este tempo nos fez valorizar ainda mais a vivência da Missa e sobretudo comungar, unir-nos a Jesus não apenas em comunhão espiritual a partir de nossas casas, mas na comunhão eucarística”.

Neste sentido, “acreditamos que o Ano Eucarístico será muito forte tanto na celebração como na Adoração Eucarística, que no Uruguai cresceu muito nos últimos anos”, ressaltou. “Esse tema da pandemia trouxe muito desconsolo e tristeza às famílias, de modo que a Eucaristia nos ajudará a renovar a esperança e ser uma fonte de consolo para encontrar um renovado ânimo evangelizador”.

O Governo do Uruguai flexibilizou a quarentena obrigatória há alguns dias, retomando de forma paulatina as atividades cotidianas de educação e comércio. Ao longo deste período foram registrado 882 contágios e 25 mortes. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas