Gaudium news > Congresso Eucarístico Internacional é inaugurado em Budapeste

Congresso Eucarístico Internacional é inaugurado em Budapeste

O encontro foi iniciado com uma Santa Missa presidida pelo presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, Cardeal Angelo Bagnasco.

Congresso Eucaristico Internacional e inaugurado em Budapeste

Budapeste – Hungria (06/09/2021 09:48, Gaudium Press) Seguindo o tema ‘Todas as minhas fontes estão em Ti’, foi iniciada no último domingo, 5, em Budapeste, Hungria, a 52ª edição do Congresso Eucarístico Internacional. A Santa Missa Solene de abertura foi presidida pelo presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, Cardeal Angelo Bagnasco.

O purpurado iniciou sua homilia afirmando que a voz dos Pastores deseja bater, humilde e alegre, no coração dos povos da Europa, e ir além, até os confins da terra. Uma voz que é “fraca, mas que ecoa a dos séculos e é marcada pelo sangue dos mártires”, do qual tira força para proclamar Jesus e lembrar que “apesar das limitações e sombras de seus filhos, a luz de Cristo resplandece na Igreja”.

Congresso Eucaristico Internacional 2021 1

Nós não estamos sozinhos, Deus nos olha com amor

Essa mesma voz faz com que a Igreja seja chamada a não se calar, a não ser reduzida ao silêncio, mas a “dar ao rosto de cada ser humano o esplendor do Cristo ressuscitado”. Ressaltando que essa voz recorda ao homem que ele não está sozinho, o Cardeal Bagnasco destacou que onde quer que estejamos, nunca somos invisíveis para Deus, que nos olha com amor, e que também Deus é nosso pai.

Falando sobre as crianças da Primeira Comunhão e da Crisma, o Cardeal Bagnasco sublinhou a simplicidade de seus corações que acolhem a Jesus. Já aos jovens das escolas católicas frisou que a Fé e a razão caminham juntas e que “Deus não é um concorrente de sua liberdade, e a Fé não é uma série de proibições, mas um grande sim à alegria, mesmo quando é exigente, porque o amor é uma coisa séria”.

Os Congressos Eucaristicos e a paz social 3

A Igreja Católica e a juventude

Em seguida afirmou que a Igreja Católica precisa do entusiasmo da juventude e a juventude precisa de Jesus, pois tudo envelhece rápido, mas somente Deus é sempre jovem, e a Igreja é a verdadeira juventude do mundo pois preserva o sacramento do Corpo de Cristo. Nós valemos “o sangue de Jesus, Redentor do mundo e Pão de vida eterna. Não tenha medo: Deus não está morto, a Eucaristia ultrapassa toda solidão, toda distância, toda indiferença. Que a Eucaristia seja o centro de seus dias. De todos os dias!”.

Dirigindo-se aos sacerdotes como sentinelas da manhã e presença viva da Igreja Mãe e Mestra, o purpurado disse que a Igreja Católica os agradece por serem “arautos do amor de Deus, profetas do Espírito num mercado de matéria, herdeiros de uma Tradição viva e anunciadores do futuro num mundo perdido”. E advertiu que “a Igreja não lhes garante tranquilidade, mas repete a vocês com Cristo: ‘Não tenham medo’”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas