Gaudium news > Congregação para o Clero publica documento: “Sacerdotes com o Coração de Cristo”

Congregação para o Clero publica documento: “Sacerdotes com o Coração de Cristo”

A Carta da Congregação sai público no dia do Sagrado Coração de Jesus, quando a Igreja reza pela santificação do clero.

A Carta da Congregação sai público no dia do Sagrado Coração de Jesus, quando a Igreja reza pela santificação do clero.

 

Cidade do Vaticano(19/06/2020 16:35, Gaudium Press) Hoje, quando a Igreja celebra a solenidade do Sagrado Coração, e também no dia da santificação do clero, a Congregação Vaticana para o Clero emitiu o documento “Sacerdotes com o Coração de Cristo ”, que consiste em cinco tópicos para reflexão, com base na Carta aos Sacerdotes enviada pelo Papa Francisco a todos os padres por ocasião do 160º aniversário da morte do Sacerdote de Ars, em 4 de agosto de 2019.

Esses 5 tópicos são Gratidão, Misericórdia, Compaixão, Vigilância e Coragem.

Gratidão

Na Carta aos Sacerdotes do ano passado, Francisco agradeceu aos sacerdotes “pela alegria com que soubestes dar vossa vida, mostrando um coração que ao longo dos anos combateu e lutou para não se tornar estreito ou amargo”. A Congregação do Clero, em seu documento de hoje, ensina que “o Coração de Jesus está aberto à gratidão; Ele agradece ao Pai pelas maravilhas que realiza aos olhos dos pequenos, escondendo-os daqueles a quem, em sentido contrário, fechado na presunção da sabedoria humana, não os podem vê-los. (cf. Mt 11, 25).

Recorda a Congregação do Clero aos sacerdotes, o conselho paulino: “Alegrai-vos sempre, rezai incessantemente em tudo, agradeça” (1 Ts 5, 16), e afirma que o termo traduzido significa “agradecer” é “Eucaristia ”, que é onde o sacerdote é assimilado ao Coração de Cristo de um modo mais especial.

Misericórdia

“Através dos vários graus de misericórdia, podemos descer ao ponto mais baixo da condição humana – incluindo a fragilidade e o pecado – e chegar ao ponto mais alto da perfeição divina”, dizia o Papa em sua Carta aos Sacerdotes de 2019. Inspirada neste texto, a Congregação para o Clero afirma que “Jesus não tem medo de se contaminar com a fragilidade humana, mas desce aos abismos da fragilidade e do pecado humanos, para revelar o coração misericordioso do Pai que levanta das quedas cada um de seus filhos e os chama à alegria do perdão. ” Isso é misericórdia.

“O sacerdote, configurado com Cristo, é antes de tudo o ministro da misericórdia e da reconciliação”, diz a Congregação, lembrando que o próprio sacerdote deve ter a experiência diária de ser tocado “pela misericórdia de Deus em tudo o que viva e realize”, pois ele foi escolhido pelo Senhor não por seus méritos pessoais, mas para ser sinal acolhedor do amor de Deus pelo povo.

Compaixão

Em sua Carta aos Sacerdotes de 2019, Francisco agradece aos sacerdotes pelas muitas vezes que seguiram o exemplo do Bom Samaritano do Evangelho: “Muito obrigado por todas as vezes em que, deixando-se comove até as entranhas acolhestes aos que tinham caído, curastes suas feridas, oferecendo calor aos seus corações, mostrando ternura e compaixão como o samaritano na parábola (cf. Lc 10: 25-37).

Por seu lado, a Congregação para o Clero manifesta que o Evangelho está cheio das vezes em que Jesus mostrou sua compaixão pelos homens, “especialmente quando confrontado com a dor e o sofrimento causados ​​pelas enfermidades, pela marginalização e por toda forma de pobreza material e espiritual ”. Expressa a Congregação que a seus sacerdotes Jesus pede “o mesmo coração compassivo, que se expressa na proximidade, na participação real e integral nos sofrimentos e nos trabalhos das pessoas”, curando feridas, reacendendo a esperança, particularmente para meios da graça sacramental.

A Carta da Congregação sai público no dia do Sagrado Coração de Jesus, quando a Igreja reza pela santificação do clero.

Vigilância

A vigilância para a qual convoca especialmente a Congregação para o Clero em seu documento é prevenir-se contra o desânimo, contra uma “doce tristeza” chamada acedia. Essa má tristeza se combate dando “espaço ao dom do Espírito Santo que, inclusive em meio aos compromissos diários das trevas do tempo presente mesmo no meio dos compromissos diários das trevas do tempo presente, nos torna atentos a sua Palavra, nos faz operosos na caridade ”

Mas a vigilância do coração também se desenvolve “através da luta espiritual”, que o próprio Jesus enfrenta, por exemplo, nas tentações do diabo no deserto, ou que anuncia o próprio Jesus quando diz a seus discípulos que adormeciam: “Vigiai e orai para que não em tentação” (Mt, 26, 41).

Coragem

A Congregação do Clero afirma que a contemplação do Coração de Jesus nos permite “apreender os dois laços fundamentais, dos quais Ele vive sua missão: o padre Celeste e o povo”.

O sacerdote segundo o coração de Cristo é aquele que ‘habita’ entre o Senhor a quem ele consagrou a vida e o povo que foi chamado para servir; ele poderá viver uma frutífera caridade pastoral, na medida em que nele não apague sua vida interior, a oração pessoal e comunitária e se deixar-se guiar no acompanhamento espiritual”.

Essas meditações anteriores desenham “um coração sacerdotal verdadeiramente ‘consagrado’ ao de Cristo, ou seja, enraizado na relação pessoal com Ele e, por isso, configurado a seus mesmos sentimentos.

Insiste a Congregação para o Clero na construção de uma estreita relação de intimidade com Deus, que se alimento da oração fiel.

Para que o sacerdote seja configurado ao Coração de Cristo, é necessário que o ponto firme de sua vida, o celibato e a missão apostólica possam se psicologicamente aceitável e espiritualmente fecundos”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas