Gaudium news > Confirmada a cerimônia de entrega do Prêmio Ratzinger 2022

Confirmada a cerimônia de entrega do Prêmio Ratzinger 2022

Os ganhadores do Prêmio Ratzinger de 2022 receberão a condecoração das mãos do Papa Francisco. Neste ano os premiados são um professor de teologia e um professor de direito

Entrega do Premio Ratzinger 2021 sera realizada neste sabado 1

Redação (07/10/2022 13:45, Gaudium Press) O Papa Francisco vai entregar o Prêmio Ratzinger aos dois laureados de 2022, o professor Michel Fédou, SJ, e o professor Joseph Halevi Horowitz Weiler.

A cerimônia de entrega do prêmio vai acontecer no dia 1º de dezembro na Sala Clementina do Palácio Apostólico.

O Prêmio Ratzinger é atribuído a personalidades universitárias que se destacaram por publicações ou pesquisas científicas de notável valor durante o ano.

Criado em 2011, o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho acadêmico de pesquisadores e estudiosos que contribuíram de maneira significativa e autêntica para a teologia.

Michel Fédou, SJ

O Professor Michel Fédou é um jesuíta francês, nascido em Lyon em 1952. Ele é professor de teologia dogmática e patrística no Centro Sèvre de Paris desde 1987. Ele foi decano e depois presidente da Faculdade de Teologia do mesmo estabelecimento.

Profundamente engajado no diálogo ecumênico, o padre e professor Michel Fédou é membro de várias associações que se empenham no diálogo com luteranos e ortodoxos. Ele é autor de várias obras principalmente sobre patrística e cristologia.

Joseph H. H. Weiler

O outro ganhador do prêmio Ratzinger de 2022, é o professor judeu Joseph HH Weiler. Cidadão americano, mas nascido na África do Sul, em 1951, Joseph HH Weiler é professor e titular da cátedra Jean Monnet na Universidade de Nova York, diretor do programa Hauser Global Law School e professor do Colégio da Europa. Além disso é professor e membro do conselho discente de vários institutos de ensino da Europa e de Macau.

Joseph Weiler é autor de obras de direito constitucional, internacional e europeu. Weiler ficou especialmente conhecido na Itália ao defender que o crucifixo exposto nas salas de aula das escolas não viola a Convenção europeia dos direitos humanos.

Comitê da Fundação Ratzinger

Até agora o prêmio Joseph Ratzinger foi distribuído a 26 personalidades, provenientes de 16 países. Os premiados são previamente selecionados pelo comitê científico da Fundação que são atualmente cinco: o Cardeal Angelo Amato, que este ano foi substituído pelo Arcebispo Salvatore Fisichella, o Cardeal Kurt Koch, o Cardeal Luis Ladaria, o Cardeal Gianfranco Ravasi e Dom Rudolf Voderholzer, bispo de Regensburg e presidente do Instituto Papst Benedikt.

Além da outorga do prêmio, a Fundação Ratzinger promove simpósios internacionalmente em parceria com universidades de todo o mundo. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas