Gaudium news > Conferência Episcopal Católica da Índia condena violência étnica em Manipur

Conferência Episcopal Católica da Índia condena violência étnica em Manipur

O Presidente da Conferência Episcopal da Índia, Dom Andrews Thazhath, pede a todos os bispos que organizem grupos de oração em paróquias e instituições religiosas pela paz no estado.

metei

Redação (08/05/2023 11:27, Gaudium Press) A violência em Manipur – no nordeste da Índia, uma região ligada ao resto do país por um estreito corredor terrestre – começou na última quarta-feira, quando grupos tribais protestaram contra a perspectiva da comunidade Meitei, o maior grupo étnico individual em Manipur, ser reconhecida como uma “Scheduled Tribe”, uma classificação oficial do governo que, segundo a lei indiana, dá às tribos que se enquadram nessa designação cotas reservadas para empregos no governo e admissões universitárias como uma forma de ação afirmativa para enfrentar a desigualdade estrutural histórica e a discriminação.

Os confrontos provocaram mais de 54 mortes, e cerca de 23.000 pessoas fugiram desta região, enquanto o exército foi mobilizado, o toque de recolher imposto para controlar a situação e o acesso à internet foi suspenso.

O Conselho Episcopal de Kerala (KCBC) condenou a violência étnica em Manipur e instou o governo da União liderado pelo BJP a tomar as medidas necessárias para restaurar a paz.

“A Igreja Católica está muito preocupada com o povo de Manipur, independentemente de qual tribo ou comunidade pertença”, declarou a Conferência dos Bispos Católicos da Índia (CBCI), em um comunicado em 5 de maio. “É altamente condenável que o povo do estado tenha se dividido, atacando um ao outro e incendiando, instituições, casas e locais religiosos”.

O arcebispo Andrews Thazhath, de Trichur, afirmou: “Estou pedindo a todos os bispos que divulguem esta mensagem para organizar grupos de oração em paróquias e instituições religiosas pela paz no estado e para que as partes em conflito entrem em diálogo e reconstruam Manipur no agradável lugar de paz que era”.

“Seja qual for a razão que levou ao conflito, medidas imediatas devem ser tomadas pelo governo central para acabar com a tensão e a perda de vidas”, ressaltou o presidente da KCBC, cardeal Baselios Cleemis. Ele descreve a Índia como a “mãe da democracia”, e medidas apropriadas devem ser tomadas para acabar com a violência comunitária e restaurar a paz.

“Peço às autoridades que conduzam uma investigação completa sobre esses ataques e levem os autores à justiça”, acrescentou.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas