Gaudium news > Conferência Episcopal Alemã e Suíça emitem normas para missas com público durante pandemia

Conferência Episcopal Alemã e Suíça emitem normas para missas com público durante pandemia

As orientações visam evitar a propagação do novo coronavírus. Provam que a Igreja é capaz de celebrar a Eucaristia com segurança.

Gothic Cologne Cathedral 007

Redação (28/04/2020 13:20, Gaudium Press) No dia 24 de abril a Conferência Episcopal Alemã (Deutsche Bischofskonferenz: DBK) publicou recomendações de higiene para retomar as celebrações eucarísticas com público. A Conferência dos Bispos da Suíça (Schweizer Bischofskonferenz: SBK) seguiu o exemplo, publicando orientações de proteção para a celebração da Eucaristia com público no dia 27 de abril.

A DBK recomenda que as missas sejam celebradas somente em Catedrais ou em outras igrejas aptas, sobretudo as de maior espaço físico. Convém ainda limitar o acesso dos fiéis de acordo com o tamanho do templo.

Ademais, a Conferência Episcopal Alemã instrui a inserir rotas de sentido único para evitar que os fiéis se encontrem uns com os outros, além de marcas para conservar certa distância de segurança. Os membros de cada família não podem ficar separados pela igreja.

O número de missas deve ser aumentado sempre que possível e necessário. Podem ser ainda oferecidos serviços extras, como a Celebração da Palavra. Em particular durante o verão, convém multiplicar o número de missas ao ar livre. Mantiveram a dispensa do preceito dominical.

Quanto às práxis litúrgicas, recomenda, por exemplo, que se reduza o número de acólitos a apenas dois, mantendo sempre as distâncias regulamentares. O sacerdote e o diácono desinfectam as mãos antes do ofertório e a a comunhão é distribuída com uma certa distância. Não há saudação da paz.

Já a SBK é ainda mais precisa: determina que os lugares das igrejas não sejam ocupados em mais de um terço da capacidade total do recinto. Cada fiel deve ter um espaço de 4m2 ao menos. Para evitar que nas missas mais frequentadas, os fiéis sejam impedidos de entrar, recomenda-se o sistema de reserva por número de lugares.

A SBK ainda recomenda que os ministros desinfetem as mãos antes de distribuir a comunhão e a realizem com uma distância mínima de 2m.

Os fiéis saem ordenadamente do recinto. Após a missa, os objetos que foram tocados devem ser desinfectados.

A igreja fica aberta durante o dia para visitas individuais. Recomenda-se aos doentes que não se dirijam às missas. Eles podem receber a Eucaristia em casa por ministros idôneos e formados para essa situação. (LFR)

(Com informações da DBK e da SBK).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas