Gaudium news > Concerto em homenagem a Bento XVI

Concerto em homenagem a Bento XVI

Um concerto em homenagem a Bento XVI foi realizado na igreja do “Campo Santo Teutônico”, no Vaticano, na noite desta última quarta-feira.

Foto: Vatican news

Foto: Vatican news

Redação (21/12/2023 09:42, Gaudium Press) Joseph Ratzinger era um grande apreciador da música. Durante seu pontificado, de 2005 a 2013, que terminou com sua renúncia, havia frequentes concertos no Vaticano. Assim, o concerto desta quarta-feira teve por objetivo prestar homenagem ao papa emérito que faleceu no último dia do ano de 2022.

Em seu discurso, o reitor do Campo Santo, Konrad Bestle, lembrou que Bento XVI era “um membro venerável de nossa Confraria” e celebrava missa nesta igreja todas as quintas-feiras por quase 23 anos. O falecido papa – então Cardeal Ratzinger – morava no Campo Santo quando o Papa João Paulo II (1978-2005) o levou para Roma, em 1982, e o nomeou Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

A “Orquestra Sinfônica do Vêneto” sob a direção do maestro Marco Titotto executou algumas obras bem conhecidas, de Johann Sebastian Bach a Ennio Morricone. Pierluca Azzaro, da “Fundação Joseph Ratzinger – Bento XVI”, do Vaticano, frisou que provavelmente poucos papas na história amaram tanto a música quanto Bento XVI. E revelou que a fundação planeja realizar um concerto em Roma todos os anos em homenagem ao falecido – como uma continuação da tradição de concertos que começou no seu pontificado.

Homenagem a Bento XVI

O concerto no “Campo Santo Teutônico” marcou o início das celebrações por ocasião do primeiro aniversário de falecimento de Bento XVI. Nos dias 30 e 31 de dezembro, uma conferência internacional sobre os ensinamentos e o legado do falecido Papa será realizada na sala de conferências ao lado da igreja; entre os participantes estão o cardeal Gerhard Ludwig Müller e o Pe. Federico Lombardi.

No dia 31 de dezembro, Dom Georg Gänswein, ex-secretário de Bento XVI, celebrará uma missa em memória do falecido Papa na Basílica de São Pedro, às 8h. Em seguida, proferirá uma palestra no Campo Santo sobre suas lembranças dos últimos anos de vida de Bento XVI.

Com informações Vatican News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas