Gaudium news > Comunistas Chineses proíbem Cardeal Zen de distribuir “bolinhos da lua”

Comunistas Chineses proíbem Cardeal Zen de distribuir “bolinhos da lua”

O Cardeal foi proibido de distribuir bolos aos prisioneiros de Hong Kong no Festival de Meio Outono porque o governo comunista classificou a ação como sendo uma atividade política.

O Cardeal foi proibido de distribuir bolos aos prisioneiros de Hong Kong no Festival de Meio Outono porque o governo comunista classificou a ação como sendo uma atividade política.

Hong Kong (11/09/2020, 12:20, Gaudium Press) O “Bolo da Lua” ou “bolinho da lua” é um pequeno bolo chinês, distribuído e comido tradicionalmente em toda a China durante o chamado Festival do Meio Outono, ou Festival da Lua.
O bolo lunar, ou ainda, “tortas da lua” é um pequeno bolo redondo ou retangular, recheado com pasta de lótus e gema de ovo que as pessoas dão umas às outras, por ocasião do Festival do Meio Outono, como sinal de amizade e desejo de prosperidade.

Cardeal Zen sempre levou o “bolo da Lua! Para os prisioneiros

Desde 2010, o Cardeal Joseph Zen, Bispo emérito de Hong Kong, tem o costume de levar essas guloseimas para os prisioneiros de cadeias de Hong Kong.
O Cardeal Zen sempre visitou com frequência os presos da cidade. Ele diz que o fato de ele ter levado por quase 20 anos essas guloseimas aos presídios se fortaleceu tanto que, com a aproximação do Festival do Meio Outono, alguns presos já lhe perguntam: “Eminência, este ano não tem “bolinho da Lua”

A distribuição dos doces era tão conhecida que o Papa ajudou na distribuição de 2013

E alguns dentre os prisioneiros chegam a comentar:
“Pelo menos tem alguém que ainda se lembra de nós e se preocupa conosco nas festas do Meio Outono”.
Era tão conhecida essa ação de caridade do Cardeal Zen que, em 2013, até o Papa Francisco colaborou com essa ação do purpurado.

Impedido de distribuir doces aos prisioneiros, o cardeal os oferece a instituições de caridade

Este ano, o Cardeal e bispo emérito de Hong Kong afirma em seu blog que a festa de meados do outono neste ano será “um pouco mais fria, devido ao bloqueio que me foi imposto”, diz.

Desde o final de agosto, o Cardeal já havia lançado uma campanha para arrecadar fundos para a compra dos Bolos Lunares para serem levados e distribuídos entre os prisioneiros.

Os doces deveriam ser distribuídos em 1º de outubro, principal dia do Festival de Meio Outono.
Agora o Cardeal acaba de informar, também pelo seu blog, que os doces e bolos já comprados serão doados a outras instituições de caridade e que todo o material arrecadado pode ser solicitado por aquelas instituições que dele necessitarem.

A distribuição de doces foi considerada uma atividade política

De acordo com a agência “Asia News”, “as autoridades penitenciárias, ou seja, o Departamento de Serviços Correcionais de Hong Kong, rejeitaram o pedido do Cardeal (para que fosse feita a distribuição) porque as doações feitas pelo Purpurado foram classificadas como sendo uma atividade política”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas