Gaudium news > Comunidade Shalom comemora 40 anos de existência

Comunidade Shalom comemora 40 anos de existência

Comemorando 40 anos de fundação, a Comunidade Shalom, Associação Internacional de Fiéis, está fazendo uma Convenção em Roma para renovar diante do Papa a vocação de evangelização dos jovens

Papa Francisco audiencia geral 3

Redação (26/09/2022 14:00, Gaudium Press) Fundada em 1982, por Moysés Azevedo, em Fortaleza, Ceará, a comunidade católica Shalom comemora 40 anos.

A história da comunidade Shalom começou quando Moysés Azevedo foi designado pelo Arcebispo de Fortaleza, Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa João Paulo II, durante o Congresso Eucarístico de 1980.

Em julho de 1980, Moysés de Azevedo se colocava ao inteiro dispor de Deus, da Igreja e do Papa para evangelizar a nova geração através de uma carta que ele entregou a João Paulo II.

Projeto de Lei cria o “crime de posse de material inflamatório” que pode incluir nessa categoria a Bíblia e o Catecismo da Igreja Católica.

Quatro décadas de missão evangelizadora

Em 1982, foi inaugurado o primeiro centro de Evangelização Shalom. Hoje, em 2022, a Associação Privada Internacional de Fiéis, reconhecida como tal pela Santa Sé, comemora 4 décadas de existência.

Entre as tradições da comunidade está uma peregrinação a Roma a cada 5 anos. O intuito da peregrinação periódica é renovar diante do Papa a disposição ao apostolado e à evangelização.

A convenção de 2022, com o tema “Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos Jovens e Amigos dos Pobres”, está visitando as cidades de Assis e Roma desde o dia 23 de setembro até o próximo dia 28 de setembro.

Autoridades que participam da convenção 2022

Além do fundador, Moysés Azevedo, estão presentes na convenção Shalom de 2022, Emmir Nogueira, co-fundadora, e Frei Sciadini, carmelita italiano.

Outras autoridades do Vaticano também marcam presença. O Cardeal Stanisław Ryłko celebrou a Missa de chegada dos peregrinos.

O Cardeal Kevin Joseph Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida e o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, também devem presidir algumas das celebrações Eucarísticas durante a convenção.

Padre Saulo Dantas, assistente comunitário e integrante da equipe da convenção 2022, explicou que o evento é muito importante para aqueles que vivem há quase meio século na comunidade e, sobretudo, para os mais novos da comunidade que podem encontrar irmãos de outros países.

Papa audiencia 768x340 1

Encontro com o Papa

Contudo, sem dúvida um dos eventos auge da peregrinação dos membros da Comunidade Shalom é o tradicional encontro com o Santo Padre.

De fato, para comemorar a data, a comunidade Shalom se encontrou com o Papa no Vaticano, nesta segunda-feira, 26 de setembro, na Sala Paulo VI.

No ínicio do discurso, o Papa agradeceu o fundador da Comunidade Shalom, Moysés de Azevedo, por seus serviços à Igreja. O Papa recordou que a inspiração para a fundação nasceu durante o ofertório de uma Missa e por isso disse:

“É o Espírito Santo quem faz a Igreja viver, que a impulsiona. E isso Ele faz sobretudo na oração, de forma especial na Liturgia. A Liturgia não é uma cerimônia bonita, um ritual em que nossos gestos estão no centro ou, pior, nossas vestes, não! A Liturgia é a ação de Deus conosco, e devemos estar atentos a Ele que fala, age, chama e envia”.

Em seguida o Santo Padre respondeu algumas perguntas dos membros da comunidade ali presentes e pode falar sobre o papel dos católicos num mundo frenético, sobre a “juventude espiritual” e sobre a importância da santidade na edificação da Igreja.

Expansão da comunidade

Atualmente a Shalom está espalhada por cerca de 26 países tais como Estados Unidos, Espanha, França, Angola, Reino Unido e Argentina e conta com mais de 10 mil membros ativos. Os membros estão engajados em projetos sociais destinados a crianças, jovens, adultos e idosos.

A comunidade também é responsável por um dos maiores eventos de música católica da América Latina o Halleluya. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas