Gaudium news > Como manter no lar uma prosa atraente e agradável?

Como manter no lar uma prosa atraente e agradável?

Conversar muito com os filhos, eis um meio eficaz de complementar seus estudos escolares e preservá-los das más influências.  

Redação (27/01/2021 18:30, Gaudium Press) Todos os pais, obviamente, querem proporcionar a seus filhos a melhor educação escolar possível. Para isto, entretanto, não basta matriculá-los em algum colégio. Com efeito, a conversa em família é essencial para complementar a formação escolar dos filhos e, sobretudo, preservá-los da droga e do alcoolismo.

Como, porém, manter uma boa conversa?

Em primeiro lugar, é importante saber dar à conversa aquela nota de originalidade que a torna cativante. Ou seja, ela não pode restringir-se a uma mera troca de informações colhidas pelos interlocutores nas mesmas fontes comuns.

Ela pressupõe também um senso do que convém ou não convém dizer em determinada circunstância, hora ou ambiente. E isto não se consegue sem observação dos fatos e sem reflexão.

Outro valioso princípio é saber ouvir. Não menos importante é estar disposto a tratar dos assuntos que sejam do agrado dos outros. Monologar com ouvintes passivos ou procurar “entrouxar” os interlocutores com temas que não despertem seu interesse, isto é propriamente matar a conversa!

Esta é um pouco como um jantar para o qual se convida um círculo de amigos: ele deve ter em vista agradar aos convidados, e não ao anfitrião…

Uma conversa bem engajada tem também alguma semelhança com uma sinfonia musical: cada interlocutor completa harmonicamente o outro, e todos caminham na mesma direção. Havendo esse entendimento, os temas abordados vão se apresentando e mudando de forma natural e atraente.

Aí a conversa chega a tornar-se deliciosa, como dizem os franceses.

Texto extraído, com adaptações, da Revista Arautos do Evangelho n.38, fevereiro 2005. Por Ir. Guy de Ridder, EP.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas

  • Aproveitar o tempo

    Advirtam aos que pensam cingir o mundo com suas pregações e obras exteriores, que muito mais proveito fariam à Igreja se gastassem metade deste t...

    Mais
  • A esmola do bom exemplo

    Todos nós temos a obrigação de trabalharmos pela salvação de nossos irmãos, com a palavra e o exemplo de vida. Redação (24/02/2021 17:...

    Mais