Gaudium news > Comissão em Defesa da Vida da CNBB repudia decisão do STF contra sacerdote

Comissão em Defesa da Vida da CNBB repudia decisão do STF contra sacerdote

Comissão de Defesa da Vida questiona: STF inicia uma nova inquisição laica contra os valores da moral natural e o respeito pela vida humana desde a concepção até o seu término natural?

Comissão de Defesa da Vida questiona: STF inicia uma nova inquisição laica contra os valores da moral natural, e o respeito pela vida humana desde a concepção até o seu término natural?
Redação (09/10/2020, 17:20, Gaudium Press) A Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma nota repudiando recente decisão do Supremo Tribunal Federal (SFT) que não acolheu recurso e confirmou uma decisão que havia condenado Padre Luiz Carlos Lodi, por ter impetrado um habeas corpus a fim de impedir que fosse realizado um aborto.

Decisão do STF condena sacerdote por defender a vida

A recente decisão do STF diz respeito a um caso ocorrido em outubro de 2005, quando o sacerdote da Diocese de Anápolis (GO) impetrou o habeas corpus para impedir que uma gestante levasse adiante o procedimento de aborto autorizado pela Justiça de um feto diagnosticado com a síndrome de Body Stalk, doença caracterizada pelo cordão umbilical curto e a não possibilidade de fechamento da parede abdominal, promovendo a exposição dos órgãos.

Em 2008, a mulher entrou na Justiça e, em 2016, por decisão do Superior Tribunal de Justiça, o sacerdote foi condenado a pagar uma pesada indenização de R$398 mil.
Em agosto deste ano, o STF não acolheu o recurso impetrado, o processo tramitou em julgado, esgotando as possibilidades de novas apelações.

Absurda condenação que leva a um verdadeiro caos jurídico: recorrer à justiça pode ser crime

“Esta absurda condenação leva a um verdadeiro caos jurídico”, afirma a nota publicada pela Comissão em Defesa da Vidado Regional Sul 1, que engloba o estado de São Paulo.
Nesse sentido, a Comissão recorda que Pe. Lodi “havia apresentado o habeas corpus, frente a uma decisão de primeira instância que havia autorizado o aborto” e que este mesmo “foi aceito pelo desembargador Aluísio Ataídes da Silva, suspendendo a autorização do aborto”. “Tudo isto dentro dos normais e trâmites legais”, ressalta.

Entretanto, “ao invés de questionar o desembargador, considerou-se que o padre deveria ser processado e condenado a indenizar a família por ter consultado a justiça”.
Trata-se, conforme indica a Comissão, de “uma completa inversão das regras e dos valores que regem a instrução de um processo”.
Assim, completa, “com esta absurda condenação podemos entender que recorrer à justiça pode ser crime”.

Comissão de Defesa da Vida questiona: STF inicia uma nova inquisição laica contra os valores da moral natural, e o respeito pela vida humana desde a concepção até o seu término natural?

A condenação do sacerdote abre as portas a julgamentos preconceituosos contra a liberdade de consciência e religiosa

Segundo a Comissão em Defesa da Vida, “a condenação do Pe. Lodi não somente não encontra nenhuma justificativa no nosso ordenamento jurídico, mas abre perigosamente as portas a julgamentos preconceituosos contra a liberdade de consciência e religiosa que a Constituição garante a todo brasileiro”.

Nova inquisição laica contra valores da moral natural?

“Será que com isto o STF quer dar início a uma nova inquisição contra os valores da moral natural, que defende a justiça no relacionamento entre os membros da sociedade e, o respeito pela vida humana desde a concepção até o seu término natural?”, questiona a nota da Comissãode Defesa da Vida.

Solidariedade e louvor à conduta do sacerdote, procurando salvar vidas, como pediu Nosso Senhor Jesus Cristo

Por fim, a Comissão expressa que, “diante destes fatos que enaltecem a correta conduta do sacerdote, procurando salvar vidas e, todas as vidas, como nosso Senhor Jesus Cristo nos pediu, manifestamos a nossa total solidariedade ao Padre Luiz Carlos Lodi da Cruz, corajosamente coerente com sua postura em favor da vida, defendendo todo ser humano, a partir dos totalmente indefesos que são os nascituros”.

Perseguição contra a Igreja Católica?

Para o sacerdote, esta decisão gera ainda um “precedente muito ruim, porque instaurou uma perseguição contra a Igreja Católica”.
“Este caso coloca como oficial que não se pode defender a vida em nome da fé que se professa, mesmo que usando os meios legais para isso”, advertiu o sacerdote que segue com seu trabalho em defesa da vida. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas