Gaudium news > Começou o 3º Ano Vocacional do Brasil

Começou o 3º Ano Vocacional do Brasil

Com o tema “Vocação: graça e missão”, foi realizada a abertura do 3º Ano Vocacional no Santuário Nacional de Aparecida que se estenderá até o dia 26 de novembro de 2023.

Foto: CNBB

Foto: CNBB

Redação (21/11/2022 18:33, Gaudium Press) Nas Vésperas da Solenidade do Cristo Rei, no Santuário Nacional de Aparecida, Dom João Francisco Salm, presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo de Nova Hamburgo (RS) realizou a abertura do 3º Ano Vocacional, que se estenderá até o dia 26 de novembro do próximo ano.

Dom João Francisco Salm iniciou sua homilia destacando o tema e o lema do 3º ano vocacional “Vocação: Graça e Missão” e “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33).  Para dom João Francisco este ano vocacional será o tempo favorável onde cada um de nós, de modo pessoal e comunitário, poderemos vivenciar a oportunidade da experiência de um verdadeiro encontro com Jesus Cristo.

“Todas as pessoas que se consideram católicas estão sendo chamadas a participar, de alguma forma, da reflexão, das atividades, das orações, das reuniões, para que tomem consciência da vocação a que Deus as chama”, encorajou Dom Salm.

“O ano vocacional deverá ter, portanto, o tom, as cores e o entusiasmo do primeiro encontro, conhecido como querigma. Será um ano missionário para tornar conhecido Jesus Cristo e sua Igreja, a comunidade dos que o seguem…”

A 1ª edição do Ano Vocacional do Brasil ocorreu em 1983, com o tema “Vem e segue-me”, e permitiu ampliar o conhecimento de que toda a comunidade cristã é responsável pela animação, cultivo e formação das vocações.

O principal objetivo desta 3ª edição é “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias, na sociedade, para que sejam um ambiente propício ao despertar de todas as vocações como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas