Gaudium news > Começou a 58ª edição da Assembleia Geral Ordinária da CNBB

Começou a 58ª edição da Assembleia Geral Ordinária da CNBB

O tema central da Assembleia deverá dizer respeito ao “Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”.

O tema central da Assembleia deverá dizer respeito ao “Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”.

Brasília – DF (12/04/2021, 17:15, Gaudium Press) A 58ª Assembleia Geral ordinária dos Bispos do Brasil (AG CNBB) teve início nesta segunda-feira, 12 de abril.

A missa de abertura foi presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, com uma participação restrita devido às orientações médico-sanitárias por causa da pandemia de coronavírus e não teve cobertura televisiva.

Com a participação de convidados e assessores da entidade a celebração Eucarística foi realizada direto da Capela Nossa Senhora Aparecida que fica na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília.

A partir de amanhã, terça-feira as celebrações serão transmitidas pelos canais católicos de TV do Brasil e pelas redes sociais da CNBB. A Missa nesta segunda não teve a cobertura televisiva.

Primeira vez na história que uma AG-CNBB será realizada de modo totalmente virtual

De acordo com as normas estabelecidas, a 58ª Assembleia Geral será realizada de 12 a 16 de abril de 2021, em modalidade virtual, por meio da Plataforma Zoom.  

É a primeira na história da CNBB que uma AG-CNBB realizada em formato totalmente remoto. O evento terá sessões das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Quem vai participar da Assembleia Geral

Deverão participar do evento cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que forem convidados.

A Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, um total de 475 bispos. Destes prelados, 309 exercem alguma missão e função de governo e 166 são bispos eméritos.

Qual o Tema central da Assembleia e quais outros temas serão tratados

Neste ano de 2021, o tema central da Assembleia diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023).

Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.

Os bispos vão aprofundar também outros 30 assuntos previstos estatutariamente sobre a vida da Igreja e a evangelização  no Brasil, entre os quais está a análise de conjuntura; o Ano Vocacional previsto para 2023; os anos temáticos de São José e Família Amoris Laetitia, convocados pelo Papa Francisco; o Colégio Pio Brasileiro, em Roma, as Comissões, organismos e Regionais; a criação do Regional Leste 3, as Edições CNBB, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e a pandemia do novo coronavírus.

Durante a Assembleia Geral, o episcopado brasileiro também aprovará mensagens a serem enviados ao Papa Francisco, à Congregação para o Clero da Sé Apostólica e ao povo brasileiro.  E serão apresentados também os relatórios do presidente e do ecônomo.

O Novo Núncio Apostólico terá seu primeiro contato com todos os Bispos e Cardeal pregará retiro

Na ocasião da Assembleia acontece o primeiro encontro do episcopado com a presença do novo núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, que terá uma audiência on-line com os participantes.

O arcebispo de Boston, nos Estados Unidos, cardeal Seán Patrick O’Malley, será o pregador de uma manhã de retiro, no dia 15 de abril. (JSG)

(Foto CNBB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas