Gaudium news > Começa a restauração da Catedral de Nantes, após incêndio.

Começa a restauração da Catedral de Nantes, após incêndio.

Após mais de um ano do incêndio voluntário da Catedral de Nantes, as perdas ainda são sentidas, mas os trabalhos de restauração começam em breve

Bispos franceses divulgam comunicado sobre o incêndio da Catedral de Nantes 1

França – Nantes (sábado 25/09/2021 11:10, Gaudium Press) – O dia 20 de julho de 2020 é com certeza um dos dias mais tristes na história da Catedral de Nantes. Um incêndio criminosos iniciado em três pontos diferentes, acabou com um patrimônio histórico de valor inestimável.

Perdas inestimáveis

Entre os objetos perdidos está o órgão de 400 anos de idade. O órgão que passou ileso a turbulência da Revolução Francesa e aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial foi um dos totalmente destruídos. Os habitantes da cidade confessam que é difícil acostumar-se à ideia de que o órgão já não existe mais.

Outro tesouro perdido é o grande vitral do lado oeste da Catedral, que explodiu em diversas partes e que fora instaurado na época de Ana da Áustria e representava. Também o célebre quadro de Hipólito Flandrin que representa São Clair curando os cegos. 

Bispos franceses divulgam comunicado sobre o incêndio da Catedral de Nantes 4

Começam os trabalhos de restauração

Contudo apesar de todas essas perdas, os trabalhos de restauração poderão começar em breve.

Com efeito, durante esse último ano, foi efetuado um minucioso trabalho de levantamento dos estragos. Valérie Gaudard, responsável dos patrimônios históricos da região, explicou que a grande quantidade de chumbo proveniente da queima do órgão aumentou muito o risco de contaminação, razão pela qual não foi possível fazer o trabalho de triagem dentro do edifício de maneira mais rápida.

Na próxima semana os trabalhos de reconstrução e restauração estão previstos para começar. A data prevista para a inauguração da Catedral ainda não está totalmente definida, mas Valérie não acredita que seja antes de 2024, pois um dos grandes desafios está na reconstrução de um órgão à altura do anterior. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas