Gaudium news > Com instalação solene de novo cônsul em Jerusalém, França renova seu mandato de protetora dos cristãos na Terra Santa

Com instalação solene de novo cônsul em Jerusalém, França renova seu mandato de protetora dos cristãos na Terra Santa

O novo Cônsul Geral da França em Jerusálem, Nicolas Kassianides, é solenemente instalado e reafirma o papel da França como protetora das comunidades cristãs na Terra Santa

bandeira franca francesa franca

Redação (12/01/2024, 15:30, Gaudium Press) Em meio ao conflito que ocorre na Terra Santa entre Israel e o Hamas, aconteceu na última quinta-feira, 11 de janeiro, a entrada solene do Cônsul Geral da França para Jerusalém e Palestina, na Basílica do Santo Sepulcro.

A acolhida e instalação do representante do governo francês na Terra Santa é uma tradição que remonta a 1535, quando Francisco I assinou a capitulação com Solimão, o Magnífico, chefe otomano. O tratado, firmado entre as nações católica e muçulmana, visava combater o Imperador Carlos V, mas conferia à França o papel de protetora dos cristãos latinos na Terra Santa.

O novo representante oficial da França na Terra Santa, Nicolas Kassianides, assumiu sua função no final de agosto de 2023. No entanto, em razão dos acontecimentos do dia 7 de outubro e da deterioração da situação na região, a solene recepção do Cônsul oficializou-se ontem.

Procissão por Jerusalém, visita ao Santo Sepulcro e Te Deum

Uma procissão conduziu Kassianides, vestido com trajes de gala, até a Basílica do Santo Sepulcro na Cidade Antiga de Jerusalém. Ele cumprimentou na porta da Basílica as duas famílias que guardam a chave do templo sagrado. Em seguida, ele foi recebido pelos líderes das três principais comunidades cristãs do ocidentais: os franciscanos, armênios e greco-ortodoxos.

Depois, o diplomata francês dirigiu-se ao Sepulcro, onde foi lido o evangelho da Ressurreição, e um dos custódios do Santo Sepulcro fez um breve sermão. Após conhecer os principais pontos da Basílica, a procissão continuou pela cidade de Jerusalém até a Igreja de Sant’Ana de Jerusalém, que tem a peculiaridade de pertencer ao Estado Francês, assim como outros três lugares em Israel: o Túmulo dos Reis, a Igreja do Pai-Nosso e a Abadia de Santa Maria da Ressurreição. São territórios franceses que abrigam várias comunidades religiosas protegidas pelo Ministério das Relações Exteriores francês.

Kassianides entrou em Sant’Ana de Jerusalém aspergindo a igreja com água benta, como prescreve a liturgia, e em seguida, o cântico do Te Deum foi entoado. A cerimônia de instalação terminou com um discurso do novo cônsul que afirmou que mais uma vez se renova o compromisso da França em proteger as comunidades cristãs na Terra Santa. “Todas as vezes que há riscos, ameaças, ataques, especialmente em Jerusalém, é uma França que reage imediatamente”, afirmou Nicolas Kassianides. Ele também dirigiu “um pensamento especial a todos os refugiados civis da paróquia latina de Gaza, apanhados no meio do inferno da guerra”. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas