Gaudium news > Com ato de consagração a Maria, bispos suíços concluem 328ª Assembleia Plenária

Com ato de consagração a Maria, bispos suíços concluem 328ª Assembleia Plenária

Na Assembleia da Conferência Episcopal Suíça, bispos consagram país a Nossa Senhora, e expressam alegria por reencontrar-se, rezar juntos, planejar ações pós quarentena.

 Na Assembleia da Conferência Episcopal Suíça, bispos consagram país a Nossa Senhora, e expressam alegria por reencontrar-se, rezar juntos, planejar ações pós quarentena.

Redação (15/06/2020 17:23, Gaudium Press) Em um comunicado, os bispos suíços afirmam que “Foi uma grande alegria para os membros da Conferência Episcopal Suíça reencontrar-se pessoalmente e poder rezar juntos novamente após estes últimos três meses especiais” de quarentena devido à pandemia.

328ª Assembleia Plenária dos bispos suíços: alegria, oração e consagração

Os prelados estiveram reunidos na 328ª Assembleia Plenária da entidade episcopal, de 8 a 10 deste mês de junho, na Abadia de Einsiedeln.
Desta vez utilizaram uma sala maior do que o habitual, em total conformidade com os regulamentos de saúde anti-contágio do coronavírus, que preveem distanciamento social entre as pessoas.

Temas tratados e Consagração da Suíça a Nossa Senhora

Entre os temas tratados, informa o comunicado dos Bispos, falou-se da experiência adquirida com a pandemia de Covid-19.
Contudo, afirma os prelados suíços, o principal momento desta 328ª Assembleia Ordinária da Conferência Episcopal Suíça (CES) foi o ato de consagração da Suíça à Virgem Maria.

A alegria do reencontro, a experiência deixada pela Covid-19

No comunicado os bispos afirmam que “Foi uma grande alegria para os membros da CES reencontrarem-se pessoalmente e poder rezarem juntos novamente após estes últimos três meses especiais”.

Eles destacam que o tema principal do encontro foi justamente uma reflexão sobre a experiência adquirida com a Covid-19:

“Na primeira fase da crise, a coordenação entre a CES, as dioceses e os órgãos de governo foi particularmente importante e exigente – afirmam os prelados. A rápida reação da Igreja a todas as decisões do governo se mostraram importantes para apoiar e tranquilizar os fiéis e os responsáveis locais”.

Eco inesperado das transmissões de Missas e cerimônias pelas mídias

Segundo a nota distribuída à imprensa pelos bispos, “o grande eco das numerosas transmissões ao vivo das Missas ou das orações pela Internet, rádio ou televisão foi surpreendente”. De acordo com a CES, “algumas pessoas que, de outra forma, não iriam à igreja, testemunharam que descobriram a possibilidade de rezar por esses meios”.

A nota distribuída pela Assembleia fez referência também a um ponto central: o “cuidado pastoral dos enfermos”, que “foi e continua a ser um desafio particular”, tanto isto é assim que os bispos salientam que “o número de agentes pastorais aumentou em muitos lugares”.

Agradecimento por ações solidárias e adesão à “Plataforma Nacional para as demências”

Um agradecimento particular foi feito pelos prelados “a todos aqueles que facilitaram a vida cotidiana de muitas pessoas durante a crise do coronavírus, por meio de ações solidárias ou concretas de apoio”.

Mas o comunicado episcopal anuncia que na Assembleia houve uma reflexão sobre a “Plataforma Nacional para as demências”. Uma plataforma desejada pelo governo suíço para promover a colaboração entre todos os órgãos envolvidos no atendimento às pessoas com demência e suas famílias, buscando melhorar suas vidas.

A CES decidiu aderir a esta plataforma, justificando a decisão ao fato de que “as mudanças demográficas estão levando a um aumento na necessiade de assistência pastoral em casas de repouso e asilos, bem como na ‘assistência domiciliar’ e que participando desta nova plataforma, os bispos poderão dar novo impulso às capelanias dos hospitais.

Organização Católica suíça beneficia milhões de pessoas pelo mundo

O comunicado da Assembleia das CES anda expressou a alegria dos prelados com a apresentação do balanço relativo às atividades da “Fastenopfer”, uma organização humanitária católica que, “Por meio de suas inúmeras atividades, beneficiou diretamente 620 mil pessoas e indiretamente 4,7 milhões em todo o mundo”.

Os bispos expressaram seu apreço pelo trabalho de caridade realizado pela organização humanitária em favor dos mais pobres, mesmo levando em conta a queda maciça na receita das coletas quaresmais deste ano”. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas