Gaudium news > Com a gratidão, com ação de Graças comunicamos Esperança ao mundo, diz Papa

Com a gratidão, com ação de Graças comunicamos Esperança ao mundo, diz Papa

O mundo precisa de esperança e com a gratidão, com o comportamento de ação de graças, nós transmitimos um pouco de esperança.

 

O mundo precisa de esperança e com a gratidão, com o comportamento de ação de graças, nós transmitimos um pouco de esperança.

Cidade do Vaticano (30/12/2020, 12:15, Gaudium Press) Na última Audiência Geral do ano de 2020, realizada nesta quarta-feira, 30 de dezembro, na Biblioteca do Palácio Apostólico, o tema da catequese do Papa Francisco foi a “A oração de ação de graças”.

“Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?”, pergunta Jesus

O Pontífice inspirou sua catequese na passagem do Evangelho de São Lucas que narra o episódio em que dez leprosos vão ao encontro de Jesus e o imploram a ter compaixão deles. Comenta o Papa:

“Sabemos que para os que sofrem de lepra, o sofrimento físico era acompanhado de marginalização social e religiosa. Eram marginalizados. Jesus não evita um encontro com eles”, mas “ouve o seu pedido, o seu grito de piedade, e os envia imediatamente aos sacerdotes”.

Os dez leprosos que se apresentaram confiaram em Jesus, partem imediatamente e, enquanto caminham, todos os dez ficam curados: eles já podiam se apresentar a um sacerdote que constataria a cura e eles poderiam voltar à vida normal.

Aconteceu que dos dez leprosos curados, apenas um, antes de ir ter com os sacerdotes, volta para agradecer a Jesus e louvar a Deus pela graça recebida. Os outros nove continuaram seu caminho.

O leproso curado que voltou era um samaritano, uma espécie de “herege” para os judeus daquela época. Foi, então que Jesus comentou: “Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?”.

Uma passagem do Evangelho que divide o mundo em dois: os que agradecem e os que não agradecem

Francisco comentou esta passagem:

“Esta narração, por assim dizer, divide o mundo em dois: os que não agradecem e os que o fazem; os que tomam tudo como se lhes fosse devido, e os que aceitam tudo como dom, como graça.

A oração de ação de graças começa sempre a partir de reconhecer-se precedido pela graça, afirma o Papa.

Para ele, “Fomos pensados antes que aprendêssemos a pensar; fomos amados antes que aprendêssemos a amar; fomos desejados antes que brotasse um desejo no nosso coração. Se olharmos para a vida desta forma, então o “agradecimento” torna-se o motivo-guia dos nossos dias. Obrigado! Muitas vez nos esquecemos de dizer: obrigado!”

O agradecimento, a ação de graças deu o nome ao Sacramento mais essencial que existe: a Eucaristia

Segundo o comentário de Francisco, “para nós, cristãos, a ação de graças deu o nome ao Sacramento mais essencial que existe: a Eucaristia. Com efeito, a palavra grega significa exatamente isto: agradecimento”.

“Como todos os fiéis, comenta o Papa, os cristãos bendizem a Deus pelo dom da vida. Viver é, sobretudo, ter recebido. Receber a vida. Todos nós nascemos porque alguém desejou a vida para nós. Esta é apenas a primeira de uma longa série de dívidas que contraímos vivendo. Dívidas de gratidão. Na nossa existência, mais de uma pessoa fitou-nos com um olhar puro, gratuitamente. Muitas vezes são educadores, catequistas, pessoas que desempenharam o seu papel além da medida exigida pelo dever. E eles fizeram surgir em nós a gratidão. A amizade é também um dom pelo qual devemos estar sempre gratos.”

Para Francisco, “este “obrigado” que devemos dizer continuamente, este obrigado que o cristão partilha com todos, dilata-se no encontro com Jesus. Os Evangelhos atestam que a passagem de Jesus suscitava frequentemente alegria e louvor a Deus naqueles que o encontravam”, destacou o Pontífice.

O leproso curado voltou para agradecer: ele dava graças e expressava a certeza de ser amado

Disse Francisco continuando seu comentário:

“As histórias de Natal são povoadas de pessoas orantes, cujos corações foram alargados pela vinda do Salvador. E também nós fomos chamados a participar deste imenso júbilo. Isto também é sugerido pelo episódio dos dez leprosos que foram curados.
Eles ficaram felizes por ter recuperado a saúde. Mas entre eles havia um que acrescentou alegria à alegria: além da cura, regozijou-se por ter encontrado Jesus: não só está livre do mal, mas agora também tem a certeza de ser amado”.

“Este é o centro: quando a pessoa agradece, dá graças, expressa a certeza de ser amado. Este é um grande passo: ter a certeza de ser amado.

Se formos portadores de gratidão, o mundo também se tornará melhor, o suficiente para transmitir um pouco de esperança

Ao encerrar sua catequese, o Pontífice convidou todos “a estar na alegria do encontro com Jesus”, a cultivar a alegria e não deixar de agradecer.

“Se formos portadores de gratidão, o mundo também se tornará melhor, talvez só um pouco, mas é suficiente para lhe transmitir um pouco de esperança. O mundo precisa de esperança e com a gratidão, com o comportamento de ação de graças, nós transmitimos um pouco de esperança”.
Não devemos “extinguir o Espírito que temos dentro e que nos leva à gratidão”, diz o Papa. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações e Foto VaticanNews)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas