Gaudium news > Coletânea de frases de São Tomás de Aquino

Coletânea de frases de São Tomás de Aquino

São Tomás utilizou sua inteligência para dar um fundamento filosófico sólido à doutrina católica, promovendo o pensamento que a razão e a Fé podem sim andar juntas.

Sao Tomas Aquino

Redação (28/01/2022 08:41, Gaudium Press) A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 28 de janeiro, a memória de São Tomás de Aquino, Doutor da Igreja. Seus estudos teológicos lhe renderam o título de “Doutor Angélico”.

Nascido no ano de 1225, São Tomás ingressou na Ordem dos Dominicanos e utilizou sua inteligência para dar um fundamento filosófico sólido à doutrina católica, promovendo o pensamento que a razão e a Fé podem sim andar juntas.

Sua obra mestra é a famosa Suma Teológica. São Tomás é o padroeiro das Escolas Católicas, dos teólogos e livreiros. Confira algumas de seus sábios ensinamentos na coletânea de frases abaixo:

Sao Tomas de Aquino

01 – “Os professores devem ser elevados em suas vidas, de modo que iluminem aos fieis com sua pregação, ilustrem aos estudantes com seus ensinamentos, e defendam a fé mediante suas disputas contra o erro”.

02 – “O estudioso é aquele que leva aos demais o que ele compreendeu: a Verdade”.

03 – “Rejeitar um único artigo ensinado pela Igreja é suficiente para destruir a fé, do mesmo jeito que um pecado mortal é suficiente para destruir a caridade”.

04 – “Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar. Dê-me, Senhor, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir”.

Os jovens da Família de São Tomás querem dar testemunho da glória de Cristo e não buscam sucesso em si e para si.

05 – “Espero nunca ter ensinado nenhuma verdade que não tenha aprendido de Vós. Se, por ignorância, fiz o contrário, revogo tudo e submeto todos meus escritos ao julgamento da Santa Igreja Romana”.

06 – “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la”.

07 – “Nada há no intelecto que antes não tenha passado pelos sentidos”.

08 – “Um indivíduo, vivendo em sociedade, constitui de certo modo uma parte ou um membro desta sociedade. Por isso, aquele que faz algo para o bem ou para o mal de um de seus membros atinge, com isso, toda a sociedade”.

09 – “Três coisas são necessárias à salvação do homem: saber o que se deve crer, saber o que se deve desejar, saber o que se deve fazer”.

São Tomás de Aquino

10 – “Rogo a Deus como se esperasse tudo d’Ele, mas trabalho como se esperasse tudo de mim”.

11 – “Para nos criar, Deus nos escolheu; para nos salvar, temos de escolher a Deus”.

12 – “A inveja é uma tristeza pela glória do outro”.

13 – “Se o homem reconhecesse o mistério da Santa Missa, no qual Deus dá o seu Corpo e Sangue em sacrifício para os homens, morreria de amor”.

14 – “Uma boa intenção não justifica fazer algo mal”.

15 – “A humildade faz o homem tornar-se capaz de Deus”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas