Gaudium news > CNBB promove Seminário Nacional de Catequese a Serviço da Iniciação à Vida Cristã

CNBB promove Seminário Nacional de Catequese a Serviço da Iniciação à Vida Cristã

O evento, que seguirá o lema “Jesus chamou os que Ele quis, para estarem com Ele e enviá-los a anunciar (cf Mc 3,13-14)”, será totalmente online.

CNBB promove Seminario Nacional de Catequese a Servico da Iniciacao a Vida Crista

Redação (29/10/2020 11:00, Gaudium Press) Entre os dias 04 a 06 de novembro ocorrerá o Seminário Nacional de Catequese a Serviço da Iniciação à Vida Cristã, promovido pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O evento, que seguirá o lema “Jesus chamou os que Ele quis, para estarem com Ele e enviá-los a anunciar (cf Mc 3,13-14)”, será totalmente online, sendo transmitido a partir das 20h nas redes sociais da CNBB (@cnbbnacional) e da Catequese do Brasil (@catequesedobrasil).

O sentido da catequese e da Iniciação à Vida Cristã em diversos períodos

A iniciativa tem por objetivo refletir sobre o Documento 107 da Conferência, aprovado pelos bispos em 2017, intitulado ‘Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários’. “É necessário retomar toda a discussão e reflexão da Iniciação à Vida Cristã, uma temática tão pertinente e importante para a Ação Evangelizadora e Catequética da nossa Igreja”, ressaltou o Padre Jânison de Sá, assessor da Comissão.

O seminário fará uma abordagem metodológica através da qual se buscará entender os processos históricos e a relação entre o Diretório Geral que culminou com a Catequese Renovada; e o Diretório de 1997 que culmina com o Diretório Nacional de Catequese de 2006. “É importante refletirmos um pouco sobre a nossa história, então veremos do Concílio Vaticano II até os dias atuais e entenderemos o sentido da catequese e da Iniciação à Vida Cristã em diversos períodos”, explicou.

catecismo

Programação do Seminário Nacional de Catequese

O Seminário Nacional de Catequese será iniciado no dia 04 de novembro. Neste dia será realizada uma apresentação sobre o itinerário histórico da reflexão catequética do Concílio Vaticano II aos dias atuais. Essa abertura do evento será assessorada pelo irmão marista Balbino Eduardo Juárez Ramírez, da Guatemala.

Já no dia seguinte, 05 de novembro, haverá duas palestras. A primeira terá por tema “O Diretório Geral para a Catequese de 1971 à Catequese Renovada de 1983”, e será ministrada pelo Padre Luiz Alves de Lima, já a segunda, intitulada “O Diretório Geral para a Catequese de 1997 ao Diretório Nacional de Catequese de 1996”, será conduzida pelo irmão Israel José Nery.

Por fim, no dia 06 de novembro haverá as duas últimas palestras. A primeira tratará sobre o “Documento de Aparecida à Iniciação à Vida Cristã em 2017”, sendo ministrada pela irmã Sueli Cruz. Já a segunda terá por tema o “Documento 107 – Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, sendo conduzida pelo Padre Abimar Oliveira de Moraes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas