Gaudium news > CNBB promove primeiro Censo das Rádios Católicas no Brasil

CNBB promove primeiro Censo das Rádios Católicas no Brasil

Esta coleta de dados pretende apresentar um panorama da real situação destes veículos, entender como se organizam, onde estão, o que fazem, os desafios comuns e particulares.

CNBB promove primeiro Censo das Radios Catolicas no Brasil

Foto: Pixabay/Rudy and Peter Skitterians.

Redação (19/01/2023 11:27, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Rede Católica de Rádio e a Signis Brasil está promovendo o primeiro Censo das Rádios Católicas no Brasil. Todos os dirigentes das rádios católicas existentes nas (Arqui)Dioceses e prelazias são convidados a participar.

Panorama da situação das emissoras de rádio católicas no Brasil

A pesquisa abrange emissoras de rádio católicas comerciais, educativas ou comunitárias; pertencentes a Arqui/Dioceses, fundações, associações, paróquias, congregações religiosas etc. O censo coletará informações, até o final deste mês de janeiro, através de um formulário que pode ser acessado clicando aqui.

Este estudo pretende apresentar um panorama da real situação destes veículos, entender como se organizam, onde estão, o que fazem, os desafios comuns e particulares. A partir destas respostas, se procurará encontrar caminhos para um apoio mútuo entre essas emissoras radiofônicas.

Importante ferramenta do trabalho missionário e grande força evangelizadora

De acordo com as entidades organizadoras, através desta pesquisa será possível contar com “um conjunto de informações que nunca tivemos antes e poderemos conhecer melhor a grande força evangelizadora com a qual a Igreja conta”.

“O Censo será uma importante ferramenta em nosso trabalho missionário. Uma oportunidade para promover unidade, crescermos juntos como Igreja e nos comunicarmos com mais eficácia e propósito”, explicam.

O papel dos meios de comunicação na sociedade

Sobre o papel dos meios de comunicação na sociedade, a CNBB explica que eles ocupam um papel privilegiado, pois “através deles que as pessoas têm acesso às mais variadas informações sobre o cotidiano e, no nosso caso, sobre a Igreja de Jesus Cristo”.

“Além de informar, eles têm a nobre tarefa de ajudar a formar, gerar opinião e sobretudo colaborar na compreensão do mundo. Um dos veículos mais importantes nesse processo é o rádio, pois ele chega aonde não chegam vários outros meios; em alguns casos, ele é a única fonte de informação para determinadas populações mais isoladas”, concluem. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas