CNBB divulga orientações para a Bênção da garganta no dia de São Brás
Este ano, por conta da pandemia, a bênção da garganta no dia de São Brás será mantida, entretanto, não se tocará com as velas no pescoço dos fiéis como mandava a liturgia.
Redação (01/02/2021 09:30, Gaudium Press) No dia 3 de fevereiro, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de São Brás. Na ocasião, é ministrada a tradicional bênção de São Brás, na qual os sacerdotes, tocando o pescoço dos fiéis com duas velas, invocam o Santo pedindo proteção contra os males da garganta.
Por conta da pandemia de Covid-19, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta com orientações para a bênção de São Brás, que este ano será diferente.
Não se tocará no pescoço dos fiéis durante a Bênção de São Brás
Segundo o documento, as orientações foram inspiradas na Nota da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, de 12 de janeiro de 2021, que tratava sobre o cerimonial de Quarta-feira de Cinzas.
A Comissão para a Liturgia da CNBB ressalta que a bênção da garganta no dia de São Brás será mantida, entretanto, será necessário observar alguns cuidados sanitários, dentre os quais se destaca o fato de não se tocar no pescoço dos fiéis com a vela.
Cerimonial da Bênção da garganta de São Brás
Após a homilia, o sacerdote ministrará a Bênção de duas grandes Velas, unidas por uma fita vermelha. Após a oração de Bênção e a aspersão das velas, o sacerdote convidará os fiéis para que se ajoelhem. Neste momento poderá se cantar o refrão: Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente.
Em seguida, o sacerdote erguerá as velas em forma de cruz (ou cruzadas), unidas por uma fita vermelha, em direção à Assembleia, e recitará a seguinte oração uma única vez: “Pela intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, Deus vos livre dos males da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. A qual os fiéis presentes responderão: “Amém”. (EPC)
Deixe seu comentário