Gaudium news > CNBB disponibiliza roteiro para celebrar Corpus Christi em família

CNBB disponibiliza roteiro para celebrar Corpus Christi em família

O documento indica que seja realizada uma manifestação pública de Fé na presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia.

Procissão eucaristia

Redação (10/06/2020 16:00, Gaudium Press) Por ocasião da Solenidade de Corpus Christi, que será celebrada nesta quinta-feira, 11 de junho, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou um roteiro com o objetivo de auxiliar as famílias a celebrarem esta importante festa litúrgica.

De acordo com o documento, a partir de um cuidadoso discernimento e acolhendo as orientações das autoridades sanitárias, os Bispos deverão orientar suas Dioceses, Paróquias e Comunidades, em suas diversas situações e realidades, sobre como e quando serão retomadas as celebrações comunitárias presenciais.

Nosso Senhor distribuindo a Eucaristia

“Contudo, pessoas impossibilitadas por motivo de saúde ou idade, ou porque pertencem ao denominado ‘grupo de risco’ devem ainda abster-se de participar das celebrações comunitárias dominicais”, adverte a Comissão para a Liturgia da CNBB.

Manifestação pública de Fé

Também é indicado que seja realizada uma manifestação pública de Fé na presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia. “Ornamente a frente de sua casa (porta, varanda, janela etc.) com flores, velas e algum símbolo eucarístico”, diz o subsídio.

Hóstia consagrada

Outra sugestão dada no documento é o das paróquias, no momento em que passarem com o carro andor portando o Santíssimo Sacramento pelas ruas, também aproveite para fazer a coleta de alimentos para os menos favorecidos e que as famílias colaborem com este gesto de solidariedade.

Em relação às celebrações com a presença de fiéis, a CNBB destaca que cada Bispo deve, em consonância com as orientações das autoridades de saúde, definir as normas e procedimentos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas