Gaudium news > CNBB celebra os 50 anos do mês da Bíblia

CNBB celebra os 50 anos do mês da Bíblia

O Mês da Bíblia tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença das Sagradas Escrituras na ação evangelizadora da Igreja.

50 anos mes da bilbia CNBB

Redação (24/08/2021 15:39, Gaudium Press) Por ocasião dos 50 anos do mês da Bíblia na Igreja do Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está promovendo, através da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, uma programação com ações que serão realizadas em setembro, o mês da Bíblia.

O Espírito Santo que guia a Igreja, fez com que Ela optasse pela Bíblia completa, a versão dos Setenta de Alexandria, o que vale até hoje para nós católicos.

Programação para os 50 anos do mês da Bíblia

No primeiro dia do mês, o presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrará uma Santa Missa às 09h diretamente do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Belo Horizonte (MG), dando início oficialmente às comemorações. A celebração será transmitida pela TV Horizonte.

Já na parte da tarde, o Arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom José Antônio Peruzzo, fará uma leitura orante às 17h. E para concluir o dia, às 20h, haverá uma mesa redonda com a participação do Bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, e Dom José Antônio Peruzzo. Ambos eventos poderão ser acompanhados pela TV Evangelizar.

Fazer da leitura da Bíblia o alimento diário do diálogo com o Senhor, nos torna colaboradores mais disponíveis para lutar pelo Reino de Cristo neste mundo.

Tema e lema do Mês da Bíblia

O tema escolhido para este jubileu do “Mês da Bíblia” é a Carta de São Paulo aos Gálatas, já o lema é “todos vós sois um só em Cristo Jesus”, extraído do “hino batismal”, descrito em Gálatas 3, 26-28, quando Paulo afirma que todos são filhos e filhas de Deus.

O assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Padre Jânison de Sá ressaltou que “é muito importante que todas as pastorais, movimentos eclesiais priorizem de fato a centralidade da Palavra de Deus e da Bíblia. Que a Palavra de Deus seja de fato a alma, ou melhor, que possa animar toda a nossa ação evangelizadora e catequética”.

Por que celebrar o mes da Biblia

A origem do Mês da Bíblia

O Mês da Bíblia foi criado na Arquidiocese de Belo Horizonte no ano de 1971, por ocasião da celebração do seu cinquentenário. A iniciativa partiu das Irmãs Paulinas, através do Serviço de Animação Bíblica. Mais tarde, a CNBB assumiu o evento como uma proposta nacional.

O objetivo da instituição do Mês da Bíblia sempre foi o de contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença das Sagradas Escrituras na ação evangelizadora da Igreja. Além disso, também tem por fim mobilizar o aprofundamento e a vivência da Palavra, através de um itinerário com um tema específico para cada ano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas