Gaudium news > CNBB apresenta o perfil do episcopado brasileiro em 2022

CNBB apresenta o perfil do episcopado brasileiro em 2022

A Igreja Católica no Brasil possui 317 Bispos na ativa e 161 eméritos, 278 circunscrições eclesiásticas e 13 Dioceses vacantes.

CNBB apresenta o perfil do episcopado brasileiro em 2022

Redação (26/04/2022 10:06, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no início da primeira etapa da sua 59ª Assembleia Geral, realizada entre os dias 25 a 29 de abril, divulgou em seu website os dados atualizados do episcopado brasileiro, constituído atualmente por 317 Bispos na ativa e 161 eméritos, totalizando 478 prelados.

278 Circunscrições eclesiásticas

A Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, quer dizer, territórios ou ‘Igrejas Particulares’ confiadas aos cuidados de um Bispo. As circunscrições eclesiásticas podem ser prelazias, Dioceses, Arquidioceses, eparquias ou exarcados para fiéis de ritos específicos, e também circunscrições que não tem uma limitação territorial, como administrações apostólicas pessoais.

Estas 278 circunscrições eclesiásticas brasileiras estão divididas da seguinte maneira: 217 são Dioceses, 45 Arquidioceses, 8 prelazias, 3 eparquias, 1 exarcado, 1 rito próprio, 1 ordinariado militar, 1 administração apostólica pessoal e 1 arquieparquia. Cada uma delas é administrada por um Bispo escolhido pelo Papa.

Brasil possui 13 Dioceses vacantes

Atualmente, até o dia 19 de abril de 2022, 13 Dioceses brasileiras estão vacantes, ou seja, sem um Bispo titular à frente do governo. Os motivos que tornam uma sede vacante variam entre renúncia, transferência, falecimento ou perda de ofício. A expressão ‘vacante’ é proveniente do latim e significa trono vazio, sendo usada pela Igreja para dizer que uma Sede Episcopal está sem o seu ocupante no governo pastoral.

Durante este período, a Igreja Particular fica aos cuidados de um administrador diocesano, eleito pelo Colégio de Consultores, que pode desempenhar algumas funções limitadas pelo Código de Direito Canônico; ou por um administrador apostólico, um bispo nomeado pelo Papa.

Arquidiocese mais nova, mais velha e a maior

Das 278 circunscrições eclesiásticas, a mais nova é a Diocese de Xingu-Altamira (PA), erigida em 2019. Já a mais antiga é a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, erigida em 25 fevereiro 1551. Em 2021, a Sé Primacial da Igreja no Brasil completou 470 anos de criação.

A pesquisa do professor Fernando Altemeyer aponta ainda que São Paulo é a maior Arquidiocese do país é a de São Paulo, que conta com 5 milhões de católicos, logo depois estão a do Rio de Janeiro (3,5 milhões) e a de Olinda e Recife (3,3 milhões). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas