Gaudium news > Claretianos celebram jubileu de ouro na Índia

Claretianos celebram jubileu de ouro na Índia

Hoje mais do que nunca, é possível dizer que o espírito e a alma da Igreja indiana está radicado dentro dos claretianos.

Santo Antônio Maria Claret

Índia – Nova Delhi (16/07/2020 16:00, Gaudium Press) Os Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria, mais conhecidos como Claretianos, estão celebrando seu jubileu de ouro na Índia, onde a congregação chegou há 50 anos.

Claretianos na Índia

Nascida na Espanha, no dia 16 de julho de 1849, a congregação se desenvolveu e difundiu na Europa, nas Américas, na África e na Ásia. A província missionária alemã foi a responsável por levar a atividade missionária até a Índia, entretanto, atualmente é a Índia que envia sacerdotes para a Alemanha e para toda a Europa.

Hoje mais do que nunca, é possível dizer que o espírito e a alma da Igreja indiana está radicado dentro dos claretianos. Dos seus três mil membros sacerdotes, 588 são de origem indiana. Além disso, o atual superior geral dos claretianos é um indiano, Padre Mathew Vattamattom.

Claretianos na índia

Ano jubilar

Segundo o Padre Jojo Mannoor, responsável da congregação em Kerala, os 50 anos da fundação representam “uma ocasião de renovação para a Igreja e para seus membros”. Os claretianos na Índia seguem ativos na pastoral juvenil, no social, na educação, na caridade e nos serviços sanitários para os mais pobres.

Desde o início do ano jubilar “todas nossas três província e as duas delegações na Índia, em um total de 82 casas, estão se concentrando sobre a renovação do carisma espiritual da congregação e sobre as atividades missionárias de grande envergadura no país”.

Padre Jojo Mannoor responsável pelos claretianos em Kerala

Rito oriental

Um dos pontos que diferencia os claretianos das outras congregações em Kerala é o de, desde 1969, seguir o rito oriental Siro-Malabar, atendendo o pedido do então Bispo de Palai, Dom Sebastian Vayalil, que na época convidou os sacerdotes para evangelizarem a região.

O carisma missionário se difundiu em várias regiões do país, das quais se destacam Tamil Nadu e Andhra Pradesh no sul da Índia e Meghalaya, Bengala Ocidental, Odisha e Arunachal Pradesh. Após 50 anos, a congregação já se difundiu por 18 Estados do país com o propósito de anunciar o Evangelho. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas