Gaudium news > Círio de Nazaré atrai 2,5 milhões de devotos e peregrinos às ruas de Belém do Pará

Círio de Nazaré atrai 2,5 milhões de devotos e peregrinos às ruas de Belém do Pará

Seguindo o tema desta edição, “Maria, Mãe e Mestra”, a procissão saiu da Catedral e em pouco mais de cinco horas chegou na Basílica Santuário, onde foi celebrada uma Santa Missa.

Cirio de Nazare atrai 25 milhoes de devotos e peregrinos as ruas de Belem do Para 1

Foto: Reprodução/Facebook Fundação Nazaré de Comunicação.

Pará – Belém (10/10/2022 13:14, Gaudium Press) No último domingo, 9, as ruas do centro de Belém foram tomadas por devotos e romeiros que, após dois anos, puderam voltar a participar presencialmente de uma das maiores e principais manifestações religiosas do Brasil: o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Cirio de Nazare atrai 25 milhoes de devotos e peregrinos as ruas de Belem do Para 2

Foto: Divulgação/Facebook Fundação Nazaré de Comunicação.

Dois milhões e meio de devotos e peregrinos

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Pará, o evento religioso reuniu cerca de dois milhões e meio de pessoas. Após uma Santa Missa na Catedral de Belém, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, os devotos acompanharam a imagem da padroeira da Amazônia ao longo de um percurso de 3,600 km.

Seguindo o tema desta edição, “Maria, Mãe e Mestra”, a procissão percorreu, em pouco mais de cinco horas, todo o Centro Histórico de Belém e alguns dos principais monumentos representativos da história da cidade, seguindo rumo à Basílica Santuário, erguida no mesmo local em que a Imagem foi encontrada no ano 1700, pelo caboclo Plácido.

Cirio de Nazare atrai 25 milhoes de devotos e peregrinos as ruas de Belem do Para 3

Foto: Divulgação/Facebook Fundação Nazaré de Comunicação.

Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

A grande procissão foi encerrada às 12h20 com uma Santa Missa presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém do Pará, na Praça Santuário. Desde o ano de 2014 a festa é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Além da Berlinda, a celebração do Círio de Nazaré conta com um conjunto de 14 carros. São eles: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família, os quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré, e o Carro da Saúde (este último foi acrescentado em 2021 em agradecimento aos profissionais da saúde empenhados no combate à pandemia de Covid-19. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas