Gaudium news > Círio de Nazaré 2022 é iniciado com Missa na Basílica Santuário

Círio de Nazaré 2022 é iniciado com Missa na Basílica Santuário

A edição deste ano marca o retorno da programação presencial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré com 13 procissões na Grande Belém e diversas cerimônias eucarísticas.

Cirio de Nazare 2022

Foto: Divulgação.

Pará – Belém (05/10/2022 16:49, Gaudium Press) Através de uma Santa Missa celebrada na Basílica Santuário de Nazaré, foi realizada a abertura oficial da 230ª edição do Círio de Nazaré em Belém (Pará). A celebração foi presidida pelo Arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Esta edição de 2022 é especial pelo fato da programação presencial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré voltar ao seu formato original, de forma presencial, com 13 procissões na Grande Belém, após dois anos consecutivos de interrupção por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Iluminação da Basílica Santuário

Ao término da Santa Missa, o Arcebispo metropolitano de Belém, integrantes do clero local, da Diretoria da Festa de Nazaré e da Guarda de Nazaré, além de representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém, se reuniram em frente à Basílica de Nazaré, para aguardar a iluminação da Basílica Santuário e da Praça Santuário, momento que marca a abertura oficial da Festividade Nazarena de 2022.

A imagem luminosa de Nossa Senhora montada com lâmpadas de LED, na Praça Santuário, localizada em frente à Basílica, foi um dos destaques da cerimônia de abertura desta edição do Círio de Nazaré. Ela permanecerá no local junto a elementos luminosos de anjos com corneta, conjuntos de notas musicais e uma cascata. A novidade deste ano é que a imagem mariana fará o giro de 360º pela primeira vez.

Patrimônio Cultural do Brasil

O Círio de Nazaré, uma das maiores procissões religiosas do Brasil e do mundo, foi reconhecido em 2004 como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), recebendo o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas