Gaudium news > Cidade francesa acolhe congresso de música litúrgica de Ecclesia Cantic

Cidade francesa acolhe congresso de música litúrgica de Ecclesia Cantic

Ecclesia Cantic: grande encontro de jovens para promover a liturgia, o cântico litúrgico e a evangelização, na França

cantico Gregoriano

Redação (29/03/2022 17:30, Gaudium Press) Aconteceu em Lille, na França, mais um encontro do movimento Ecclesia Cantic no último fim de semana, 26 e 27 de março.

Ecclesia Cantic é uma iniciativa da Igreja da França destinada a promover a música litúrgica e a beleza da liturgia entre os jovens de 18 a 35 anos.

O movimento é administrado por voluntários expertos em liturgia e em técnicas do canto. A associação está espalhada pelas paróquias e dioceses da França e promove a cada 18 meses uma grande assembleia para seus membros.

Desde a fundação do movimento Ecclesia Cantic, ocorreram 5 edições através da França. A primeira foi na cidade de Grenoble em 2016, em seguida Paris acolheu o movimento em 2018, Angers em 2019 e Lyon 2021.

A mais recente edição aconteceu na cidade Lille, nos últimos dias 26 e 27 de março, e contou com a participação de cerca de mil pessoas. Durante o fim de semana, os participantes assistiram várias conferências e puderam participar de ateliers de espiritualidade.

Também faz parte da iniciativa do movimento incentivar o espírito de evangelização entre os jovens. Por isso, os participantes são enviados em pequenos coros pelo centro da cidade para “levar a alegria do Evangelho aos habitantes”.

Para finalizar o encontro desta última edição, os participantes (cerca de mil pessoas) ofereceram um concerto ao público realizado na Catedral de  Notre-Dame de la Treille.

Ecclesia Cantic promove igualmente formações aos finais de semana na “Academia Ecclesia Cantic”, onde são feitos concursos de composições, gravações de CDs, promoção do cântico litúrgico e muitas outras iniciativas relacionadas com a música litúrgica. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas