Gaudium news > Centenário da beatificação de Santa Teresinha do Menino Jesus

Centenário da beatificação de Santa Teresinha do Menino Jesus

No dia 29 de abril de 2023, celebra-se o centenário da beatificação de Santa Teresa de Lisieux.

Santa Teresinha Do Menino Jesus

Redação (28/04/2023 18:37, Gaudium Press) Nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2023, o Santuário de Lisieux comemora os 100 anos da beatificação de Santa Teresinha do Menino Jesus. Missas e procissões com as relíquias acontecerão na basílica e no Carmelo.

Após comemorar o 150º aniversário do nascimento de Teresa Martin (1873-1897), em 2 de janeiro de 2023, e lançado um ano jubilar em 8 de Janeiro que irá até 7 de janeiro de 2024, com o tema: “Com Teresa, abramos a nossa porta a Cristo”,  o Santuário de Lisieux celebra agora o centenário de sua beatificação, ou seja, sua elevação à categoria de “bem-aventurada”. Esta declaração, pronunciada em 1923 sob a autoridade pontifícia, significa que Teresa Martin exerceu sua fé de maneira exemplar.

Serão três dias de celebrações em Lisieux, começando hoje dia 28, com uma exposição dedicada a Santa Teresa e um concerto com os poemas escritos pela carmelita.

No sábado, 29, na parte da manhã haverá uma palestra sobre os ensinamentos de Santa Teresinha. Em seguida, a missa de abertura será realizada no Carmelo, no centro da cidade. As relíquias da santa carmelita seguirão depois para a basílica. Missa e cânticos religiosos ocuparão o restante da tarde e, à noite, haverá o lançamento de fogos de artifício na praça em frente à basílica.

No domingo, após a Eucaristia na basílica às 10h30, as relíquias iniciarão o percurso de volta ao Carmelo às 15h30.

A mulher mais publicada do mundo

O que se destaca na espiritualidade de Santa Teresinha é a sua grande universalidade. “Não há nenhuma barreira cultural que impeça as pessoas de se abrirem para quem ela é”, observa o Padre Thierry Hénault-Morel, reitor do santuário de Alençon. Para ele, Teresa é “universalmente recebida como alguém acessível”. E se Santa Teresinha é mundialmente conhecida, é graças ao seu exemplo de vida e aos seus escritos. Suas memórias, publicadas sob o título “Histoire d’une âme” (História de uma alma), logo após sua morte, imediatamente tiveram um impacto mundial. O livro já vendeu mais de 500 milhões de cópias. “Teresa é a mulher mais publicada do mundo”, diz Sonia Dumesnil, responsável pelo ano jubilar no santuário de Lisieux.

Frases de Santa Teresinha do Menino Jesus

“A alegria está no íntimo da alma, pode ser obtida tanto em uma prisão escura quanto em um palácio.”

“Gostaria de anunciar o Evangelho nas cinco partes do mundo e até mesmo nas ilhas mais remotas.”

“Só sofro por um momento. É porque pensamos no passado e no futuro que ficamos desanimados e nos desesperamos.”

“Amar é dar tudo e se doar.”

“Só sussurre o seu nome e Jesus entenderá.”

“Viver de amor é dar sem medida”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas