Gaudium news > Cem anos da Província Eclesiástica de São José da Costa Rica

Cem anos da Província Eclesiástica de São José da Costa Rica

“Olhar a história agradecendo a Deus, olhar o futuro confiando em seu poder.”

 “Olhar a história agradecendo a Deus, olhar o futuro confiando em seu poder. ”

São José da Costa Rica (23/02/2021, 17:33,  Gaudium Press) Como parte de extenso programa para celebrar o centenário da criação da primeira Província Eclesiástica da Igreja Católica na Costa Rica, foi realizado um ato comemorativo no mesmo lugar onde foi construída a primeira ermida em honra a São José na Costa Rica.

Este ano será o momento de renovar como Igreja nosso compromisso de ajudar todos a caminhar pelo verdadeiro caminho que é Cristo

“Este ano será o momento de renovar como Igreja nosso compromisso de caminhar com a história de nosso povo, para ajudar a todos a caminhar pelo verdadeiro caminho que é Cristo”, disse Dom Javier Román Arias, Bispo de Limón, em sua homilia proferida na abertura das celebrações do Centenário da Província Eclesiástica da  Costa Rica, no último dia 13 de fevereiro na Catedral de Limón.

Dom Román Arias destacou que “olhar a história dando graças a Deus” também deve nos animar  a “olhar para o futuro, confiando em eu poder de misericórdia e misericórdia”.

Na recordação dos cem anos da criação da Província Eclesiástica, o Prelado destacou a certeza “de que o Evangelho de que a Igreja é portadora não deixou possuir a luz e a força necessárias para seguir fazendo visível, com palavas e gestos, a obra salvadora que veio realizar Jesus”.

Papa Bento XV erigiu a Província Eclesiástica da Costa Rica em fevereiro de 1921

A Bula do Papa Bento XV, assinada em 16 de fevereiro de 1921, erigiu a Província Eclesiástica da Costa Rica, com a Arquidiocese de São José, que já existia como diocese desde 1850 e incluía toda a Costa Rica, e a criação das dioceses de Alajuela e o Vicariato apostólico de Limón.

A história da Igreja na Costa Rica continuou mais tarde com a criação de novas dioceses e paróquias até o dia de hoje.

Após o crescimento demográfico que teve Costa Rica durante os primeiros vinte anos do século XX, e a criação nesse mesmo período de outras Províncias Eclesiásticas em El Salvador, Nicarágua, Honduras e Panamá, a América Central retomou nesse momento, a força evangelizadora que os primeiros missionários tinham quando começaram suas missões na América do Sul. (JSG)

 

(Com informações Fides, foto EcoCatólico)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas