Gaudium news > Católicos são maioria na Irlanda do Norte

Católicos são maioria na Irlanda do Norte

Segundo o último censo realizado na Irlanda do Norte, o número de católicos é maior do que o número de protestantes. A população que se diz sem religião continua a aumentar

angelesauceda 1641930607177 cathopic

Redação (23/09/2022 09:30, Gaudium Press) A Agência de Pesquisas e Estatísticas da Irlanda do Norte (The Northern Ireland Statistics and Research Agency – NISRA) entregou na última quinta-feira os dados do censo de 2021.

O censo apresenta dados sobre a demografia, o grupo étnico, a língua e a religião da população da Irlanda do Norte.

No que diz respeito à religião, o relatório com os dados completos da NISRA pode ser visualizado no site oficial.

A pesquisa mostrou que os habitantes da Irlanda do Norte que se dizem católicos são mais numerosos do que aqueles que se dizem protestantes.

Os católicos representam 42,3% da população e os protestantes, somadas as várias denominações, representam 37,3% da população. 1,3% tem outra religião que não cristã e 17,4% dizem não possuir nenhuma religião.

O censo anterior de 2011 mostrou que os católicos eram 45% da população face a 48% da população que se considerava protestante.

Outro elemento importante do censo é a relação entre a religião e a faixa etária da população. 54% dos que se dizem católicos têm até 35 anos de idade.

Contudo o número de pessoas que se dizem sem religião também é maior nesta faixa etária da população: 54% dos que não praticam nenhuma religião têm entre 0 e 35 anos de idade.

A pesquisa aponta que em relação ao último censo, de 2011, o número de pessoas que se dizem sem religião aumentou em mais de 7 pontos percentuais, passando de 10.1% a 17.4%, em 2021. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas