Católicos são maioria na Irlanda do Norte
Segundo o último censo realizado na Irlanda do Norte, o número de católicos é maior do que o número de protestantes. A população que se diz sem religião continua a aumentar
Redação (23/09/2022 09:30, Gaudium Press) A Agência de Pesquisas e Estatísticas da Irlanda do Norte (The Northern Ireland Statistics and Research Agency – NISRA) entregou na última quinta-feira os dados do censo de 2021.
O censo apresenta dados sobre a demografia, o grupo étnico, a língua e a religião da população da Irlanda do Norte.
No que diz respeito à religião, o relatório com os dados completos da NISRA pode ser visualizado no site oficial.
A pesquisa mostrou que os habitantes da Irlanda do Norte que se dizem católicos são mais numerosos do que aqueles que se dizem protestantes.
Os católicos representam 42,3% da população e os protestantes, somadas as várias denominações, representam 37,3% da população. 1,3% tem outra religião que não cristã e 17,4% dizem não possuir nenhuma religião.
O censo anterior de 2011 mostrou que os católicos eram 45% da população face a 48% da população que se considerava protestante.
Outro elemento importante do censo é a relação entre a religião e a faixa etária da população. 54% dos que se dizem católicos têm até 35 anos de idade.
Contudo o número de pessoas que se dizem sem religião também é maior nesta faixa etária da população: 54% dos que não praticam nenhuma religião têm entre 0 e 35 anos de idade.
A pesquisa aponta que em relação ao último censo, de 2011, o número de pessoas que se dizem sem religião aumentou em mais de 7 pontos percentuais, passando de 10.1% a 17.4%, em 2021. (FM)
Deixe seu comentário