Gaudium news > Católicos podem comemorar o Halloween?

Católicos podem comemorar o Halloween?

O costume de comemorar as bruxas e outros espíritos, além de invocar os mortos, não é católico, deve ser evitado, mesmo que possa ter apenas conotação folclórica ou lúdica.

O costume de comemorar as bruxas e outros espíritos, além de invocar os mortos, não é católico, deve ser evitado, mesmo que possa ter apenas conotação folclórica ou lúdica.

 

Redação (30/10/2020, 12:00, Gaudium Press) Muitas pessoas confundem a festa de Halloween, que é comemorada no dia 31 de outubro, com uma simples festa em que as crianças se fantasiam. Mas, na verdade, esta comemoração é originária dos povos bárbaros Celtas e também é conhecida como o dia das bruxas.

Halloween ritual pagão que os Celtas praticavam

Os Celtas realizavam a colheita nessa época do ano, e, seguindo um antigo ritual religioso pagão, eles acreditavam que os espíritos das pessoas mortas voltariam a Terra durante a noite, e queriam, entre outras coisas, se alimentar e assustar as pessoas.
Então, eles costumavam vestir-se com fantasias e máscaras assustadoras para afastar estes espíritos. Esse episódio era conhecido entre eles como o “Samhein”.
O halloween tem sua origem em um ritual pagão que não tem nada de cristão.

A Igreja cria o Dia de todos os Santos – “All Hallows Day”

Os cristãos chegaram à Grã-Bretanha e converteram os Celtas e também outros povos da Ilha, especialmente através da missão evangelizadora impulsionada por dois santos: São Patrício no século IV e V e São Columbano no século VI.
Com isso, a Igreja Católica transformou este ritual pagão, em uma festa religiosa:
ao invés de honrar espíritos e forças ocultas, o povo recém catequizado, deveria honrar os santos e daí veio o “All Hallows Day”: o Dia de Todos os Santos.

O costume de comemorar as bruxas e outros espíritos, além de invocar os mortos, não é católico, deve ser evitado, mesmo que possa ter apenas conotação folclórica ou lúdica.

Os celtas pagãos continuaram com o ritual da véspera de todos os santos que deu no nome “Halloween”

O costume pagão continuou a ser praticado entre esses povos por aqueles que não haviam se convertido ao Cristianismo e eles celebravam também a noite da véspera do Dia de Todos os Santos com as máscaras assustadoras e com comida.
A noite era chamada de “All hallow’s eve” (véspera de todos os santos) que, mais tarde, deu na expressão “Halloween”.

A festa do Halloween não é uma comemoração católica: é pagã

Portanto, o costume de comemorar as bruxas ou outros espíritos não é cristão e deve ser evitado. Mesmo que possa ter apenas uma conotação folclórica e lúdica.
O que o Católico deve celebrar é o dia de todos os Santos. Os Santos, sim, são reais, verdadeiros e são modelos de vida para nós. Os Santos, sim, estando diante de Deus, podem interceder por nós continuamente.
Quando se trata de relacionamento com os mortos ou com comemorações de culto ao demônio é conveniente recordar as palavras fortes da recomendação de São Paulo:
“As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes do que ele?” (1 Cor 10,19-22).

O costume de comemorar as bruxas e outros espíritos, além de invocar os mortos, não é católico, deve ser evitado, mesmo que possa ter apenas conotação folclórica ou lúdica.

Halloween: recordando pontos de um ritual pagão

Uma das principais festas dentro do satanismo

Segundo o testemunho de algumas pessoas que praticaram o satanismo e depois se converteram ao cristianismo, o Halloween é considerada a festa mais importante para os cultos demoníacos, porque se inicia o novo ano satânico e é como uma espécie de “aniversário do diabo”. É nesta data que os grupos satânicos sacrificam os jovens e especialmente as crianças, pois são os preferidos de Deus.

A origem da pergunta “Doces ou travessuras?”
No Halloween, as crianças e alguns adultos costumam se disfarçar de seres horríveis e temerários e vão de casa em casa exigindo “trick or treat” (doces ou travessuras). A crença é de que se não lhes dão alguma guloseima, os visitantes farão uma maldade ao morador do lugar. Muitas pessoas acreditam que o início deste costume está na perseguição aos católicos na Inglaterra, onde suas casas eram ameaçadas.

A origem da abóbora com forma de rosto

Existe uma antiga lenda irlandesa que conta que um homem chamado Jack tinha sido tão mau em vida que supostamente não podia nem entrar no inferno por ter enganado muitas vezes o demônio. Assim, teve que permanecer na terra vagando pelos caminhos com uma lanterna, feita de um legume vazio com um carvão aceso.
As pessoas supersticiosas, para afugentar Jack, colocavam uma lanterna similar na janela ou na frente de suas casas. Mais adiante, quando isto se popularizou, o legume para fazer a lanterna passou a ser uma abóbora com buracos em forma do rosto de uma caveira ou bruxa.

Holywins: a Santidade vence

Segundo Padre Jordi Rivero, grande apologista, celebrar uma festa à fantasia não é intrinsecamente ruim, sempre e quando se cuidar para que esta não esteja contra o pudor, o respeito pelas coisas sagradas e a moral em geral.
É por esta razão que nos últimos anos cresceu a comemoração alternativa do “Holywins” (a santidade vence), que consiste em vestir-se de santo ou santa e participar na noite de 31 de outubro de diversas atividades da paróquia, como Missas, vigílias, grupos de oração pelas ruas, adoração eucarística. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas