Gaudium news > Católicos do Vietnã rezam pelas vítimas de perseguições religiosas

Católicos do Vietnã rezam pelas vítimas de perseguições religiosas

Relatórios elaborados por diversas instituições que tratam da liberdade religiosa indicam que a perseguição religiosa tem se agravado nos dias de hoje, sobretudo contra os cristãos católicos.

Relatórios elaborados por diversas instituições que tratam da liberdade religiosa indicam que a perseguição religiosa tem se agravado nos dias de hoje, sobretudo contra os cristãos.

Vietnã – Há Tinh (22/08/2020,  11:10 – Gaudium Press) Para este sábado, 22 de agosto, a Igreja Católica no Vietnã exortou os fiéis a rezar para aliviar o sofrimento daqueles que sofrem perseguição religiosa e para promover o respeito à liberdade de fé.

A exortação feita pelo presidente do Comitê de Justiça e Paz da Diocese de Ha Tinh, padre Peter Tran Dinh Lai, teve como motivo a comemoração do Dia Internacional em Homenagem às Vítimas de Perseguição Religiosa.

Aumenta o número de cristão perseguidos em todo o mundo

De acordo com a agencia UCA News, o padre Tran Dinh Lai afirmou que “Em muitas partes do mundo, o número deste tipo de vítimas está aumentando gradativamente. Muitas vezes os lugares de culto são destruídos, as pessoas presas, forçadas a deixar suas casas e são privadas dos meios de subsistência”.

Por isso, destaca Padre Tran Dinh, todos os católicos e todas as pessoas de boa vontade “são convidados a rezar, para que aqueles que sofrem perseguição religiosa sejam firmes na fé e fortes o suficiente para superar os desafios”, sempre “próximos a Cristo e acompanhados pelo povo de Deus”.

Relatórios elaborados por diversas instituições que tratam da liberdade religiosa indicam que a perseguição religiosa tem se agravado nos dias de hoje, sobretudo contra os cristãos.

Rezar pela liberdade religiosa e pelas vítimas da perseguição religiosa

O presidente do Comitê Diocesano de Justiça e Paz exortou também as pessoas a rezar pelos “governos, para que respeitem e garantam a liberdade de religião para as populações”.

Ao mesmo tempo, o Padre Dinh Lai ainda incentivou que todos se voltassem “à solidariedade e ao apoio recíproco, mais do que nunca necessários para que toda a humanidade construa a liberdade e a civilização” e para se possa “aliviar o sentimento de solidão” que as vítimas da perseguição religiosa experimentam. No Vietnã este momento de oração é lembrado e realizado pelos cristãos, especialmente pelos católicos.

Relatórios elaborados por diversas instituições que tratam da liberdade religiosa indicam que a perseguição religiosa tem se agravado nos dias de hoje, sobretudo contra os cristãos.Dia de homenagear e rezar pelas vítimas de perseguição religiosa: como surgiu?

A ideia de instituir essa comemoração surgiu em Roma, depois de uma Conferência Internacional sobre essa temática realizada pela advogada Ewelina Ochab, em setembro de 2017 quando Ochab fez uma apresentação sobre a reconstrução dos povoados cristãos na Planície de Nínive, destruídos pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).

A proposta de Ochab era de chamar a atenção de todo o mundo para as violações da liberdade religiosa, mais especificamente das violações e perseguição religiosa promovida contra os cristãos.

Foi um longo processo que se iniciou com o apoio do governo polonês e, depois de outros apoios a ideia foi concretizada em 2018. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas