Gaudium news > Catedral da Bélgica comemora 850 anos com exposições de arte-sacra

Catedral da Bélgica comemora 850 anos com exposições de arte-sacra

A Catedral de Tournai, na Bélgica, propõe duas exposições para comemora seus 850 anos de história 

Habiller le culte 02 1024x543 1

Bélgica – Louvain (quinta-feira 07/10/2021 13:30, Gaudium Press) A catedral belga de Tournai propõe ao público a descoberta de seus tesouros artísticos através de duas exposições. As exposições tem como objetivo mostrar a riqueza dos paramentos e produção têxtil da Catedral da Bélgica.

A primeira exposição intitulada “Vestir a celebração: a riqueza do têxtil da Catedral de Tournai” está acessível no museu da Tapeçaria e das Artes Têxtil (TAMAT) até o dia 28 de novembro.

Conforme explicou Michel-Amand Jacques, administrador da associação “Os Amigos da Catedral de Tournai”, a exposição é centrada nas peças produzidas pelo atelier de bordados do século XVIII. O atelier Dormal-Ponce produziu inúmeros paramentos e bordados de grande qualidade. Atualmente, a Catedral de Tournai possui dois conjuntos completos de ornamentos.

Habiller le culte web

Além desse ornamentos, graças a um estudo detalhado sobre as peças fabricadas pelo atelier Dormal-Ponce, foi possível reconstituir muito do trabalho do atelier que se ocupava de ornamentar a liturgia das grandes abadias e igrejas do século 19. Junto com essas obras de arte da costura, serão apresentados  objetos sacros e pequenos painéis informativos sobre como se desenvolvia a Liturgia no Antigo Regime.

A exposição nasceu da iniciativa conjunta entre os Amigos da Catedral de Tournai, o Museu TAMAT e a Universidade Católica de Louvain. De fato a exposição é fruto de anos de trabalho dos Amigos da Catedral de Tournai e do departamento de História da Universidade Católica de Louvain, explicou Jacques

 Uma segunda exposição também estará aberta à visitação até o dia 16 de janeiro no Museu de Belas Artes.

Esta segunda exposição apresenta obras de arte da tapeçaria. Trata-se de 4 tapetes ornamentais que datam do século XVI.

As tapeçarias, dez no total, foram um presente do Bispo de Tournai e eram destinadas a ornamentar o presbitério da Catedral durante as principais festas litúrgicas: Páscoa, Natal, Pentecostes e a Festa de Todos os Santos.

tapisserie

Fabricadas em Bruxelas, o que chama a atenção nessas peças é o tamanho e a qualidade: cada peça tem entre 6 e 7 metros de comprimento, representam a história de José do Egito. Atualmente apenas quatro são patrimônios da Catedral de Tournai, as outras 6 estão espalhados pelos museus europeus.

Infelizmente das obras expostas apenas uma está completa: a que retrata o episódio da túnica ensanguentada. Segundo os Amigos da Catedral de Tournai um trabalho intenso de restauração está em curso para tornar todas as outras peças completas. (FM)

 Com informações de CathoBel

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas