Gaudium news > Catedral de Saint Peter in Chains, nos EUA, é elevada a Basílica Menor

Catedral de Saint Peter in Chains, nos EUA, é elevada a Basílica Menor

A Catedral de Saint Peter in Chains, que este ano celebra seu 175º aniversário, recebeu o título de Basílica menor concedido pelo Papa Francisco.

Catedral dos Estados Unidos e elevada a Basilica Menor

Estados Unidos – Ohio (20/08/2020 13:00, Gaudium Press) A Catedral de Saint Peter in Chains, que este ano celebra seu 175º aniversário sendo considerada o templo mais antigo da Arquidiocese de Cincinnati, Ohio (Estados Unidos), recebeu o título de Basílica menor concedido pelo Papa Francisco.

A notícia foi anunciada pelo Arcebispo local, Dom Dennis M. Schnurr, que durante uma Santa Missa leu o decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos assinado no dia 29 de junho.

Catedral Saint Peter in Chains

Manifestando grande alegria e satisfação, o prelado anunciou que esta “é uma grande bênção e honra concedida à nossa igreja catedral”, pois ela “está agora entre as igrejas designadas e reconhecidas no mundo como Basílica menor. O decreto de concessão inaugura publicamente a relação especial que esta grande catedral agora mantém com a Sé de Roma”.

Catedral Saint Peter in Chains

Inaugurada no dia 2 de novembro de 1845, a Catedral Saint Peter in Chains foi durante anos o edifício mais alto da cidade. Em seu interior conserva um grande mosaico com cenas da vida de São Pedro.

Catedral Saint Peter in Chains 2

De acordo com o reitor da Catedral, Padre Jan Schmidt, “é a qualidade da estrutura da catedral, a beleza absoluta de sua arquitetura, o simbolismo bíblico por toda parte, a qualidade e a devoção de sua liturgia e o significado eclesiástico como catedral que a torna muito importante e muito especial para o Arquidiocese e o catolicismo norte-americano”.

Papel da Igreja é reconhecido pelo prefeito de Cincinnati

A Santa Missa na qual se anunciou a concessão do título contou com a presença do prefeito de Cincinnati, John Cranley, que parabenizou a comunidade ressaltando o importante papel da Igreja Católica na cidade.

Catedral Saint Peter in Chains 3

“Desde o início dos principais hospitais que cuidaram dos doentes, até alimentar os famintos e ajudar os pobres, educar gerações de católicos que saíram da pobreza e alcançaram as alturas da liderança civil e empresarial, a Igreja Católica proporcionou um sólido testemunho de suas crenças fundamentais, e esta Basílica serviu como uma bela encarnação física, uma espécie de Estátua da Liberdade destas boas obras e serve como lembrança sempre presente para os católicos de Cincinnati de que têm um lar espiritual orgulhoso”, destacou.

Basílica menor

O título de Basílica é concedido pelo Papa às igrejas dotadas de especial importância para a vida litúrgica e pastoral de uma Diocese e, por isso, possuem um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice.

Catedral Saint Peter in Chains 4

Existem dois tipos de Basílicas: as “maiores”, que são quatro, todas situadas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; e as “menores”, que já passam de 1500 e estão distribuídas em todo o mundo. Dessas últimas, 89 se encontram nos Estados Unidos.

Para receber esse título, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral, sobretudo para as celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas