Gaudium news > Catedral de Pequim, na China, celebra seus 420 anos de fundação

Catedral de Pequim, na China, celebra seus 420 anos de fundação

Para celebrar esta efeméride, a Diocese iniciou uma sequência de celebrações festivas que durarão o ano inteiro.

Catedral de Pequim na China celebra seus 420 anos de fundacao 1

Foto: InfernoXV – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2897767

Pequim – China (06/02/2025 10:34, Gaudium Press) A Catedral da Imaculada Conceição em Pequim, China, celebra seu 420º aniversário de fundação neste ano de 2025. Para celebrar esta efeméride, a Diocese iniciou uma sequência de celebrações festivas que durarão o ano inteiro.

A inauguração deste ‘ano da graça’ foi realizada através da celebração de uma Santa Missa presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Pequim, Padre Pierre Zhao Jianmin, concelebrada pelo pároco, Padre Zhang Hongbo.

Figuras emblemáticas da Fé Católica na China

Em sua homilia, o Padre Jianmin recordou do venerável missionário jesuíta Matteo Ricci, que fundou a Catedral local. “O Padre Ricci viajou muito para trazer a chama da Fé à esta terra. A sabedoria, coragem e dedicação dele tocou profundamente a todos nós”, afirmou.

O sacerdote também mencionou outras duas figuras emblemáticas da Fé Católica na China: os Beatos Odorico da Pordenone e Giacomo Zhou Wenmo que, “através de seus testemunhos, também consolaram e reavivaram nossa Fé”.

Ao término da celebração eucarística, os fiéis presentes receberam um livro sobre a vida do venerável Matteo Ricci e um manual para viver frutuosamente o Jubileu da Esperança, celebrado por toda a Igreja Católica.

540px Beijinglifepic3

Foto: alexandrine_chan – DSCF2007, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4855964

Catedral da Imaculada Conceição de Pequim

A Catedral da Imaculada Conceição é um dos icônicos templos católicos de Pequim e um dos mais antigos da China. O edifício resistiu aos testes da história, tendo sido reconstruído e ampliado diversas vezes ao longo dos últimos quatro séculos.

No ano de 1605, o Padre Matteo Ricci, um dos primeiros missionários jesuítas a chegar ao país, fundou uma pequena capela, que posteriormente se tornou uma igreja e depois uma Catedral no ano de 1690. Dentre os vários episódios que o templo enfrentou está a Rebelião dos Boxers no ano de 1900, quando muitos cristãos e missionários foram perseguidos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas