Gaudium news > Catedral de Notre-Dame deve ser restaurada como a original

Catedral de Notre-Dame deve ser restaurada como a original

De acordo com a ministra da cultura do país, Roselyne Bachelot, há um “amplo consenso” para que isso ocorra.

Catedral de Notre Dame deve ser restaurada como a original 2

França – Paris (10/07/2020 09:00, Gaudium Press) Roselyne Bachelot, Ministra da Cultura da França, relata que há um “amplo consenso”, para que a agulha de Notre-Dame, derrubada no incêndio de 15 de abril de 2019, seja restaurada como era a original.

Embora ainda possa haver surpresas, como também aparece nas declarações da ministra, que afirmou que “sempre é difícil dizer ‘idêntico’ exatamente, mas no espírito da flecha”. Ou seja, o consenso é para que a agulha restaurada seja igual a de Viollet-Le-Duc, mas quem sabe…

Catedral de Notre Dame deve ser restaurada como a original 1

A Comissão Nacional de Arquitetura e Patrimônio (CNAP) deve se pronunciar sobre esse assunto. Os integrantes da comissão, que se reunirão à portas fechadas, darão um parecer consultivo sobre as modalidades de reconstrução da estrutura, teto e agulha da emblemática catedral.

Macron quer algo mais “contemporâneo”

Apesar do consenso, foram ouvidas vozes, pelo lado do governo que desejam algo mais “contemporâneo”, o que na opinião de muitos destruiria o conjunto arquitetônico de origem medieval. Por exemplo, o presidente francês Macron, falou que “um gesto arquitetônico contemporâneo poderia ser considerado”.

Catedral de Notre Dame deve ser restaurada como a original 3

Pesará na decisão da CNPA a opinião de Philippe Villeneuve, arquiteto-chefe de monumentos históricos, que está encarregado de Notre-Dame desde 2013, e que pessoalmente expressou seu desejo de uma reconstrução idêntica, dizendo que se tem tudo para consegui-la. Mas ele apresentará à CNPA todas as opções propostas.

Notre-Dame não seria mais Notre-Dame com qualquer acréscimo que não respeite seu espírito. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas